Dois foragidos da Justiça foram presos em São Paulo durante o Carnaval, graças ao sistema de reconhecimento facial Smart Sampa. André Luis Borges, condenado por roubo, e Alexandre Figueira, condenado por receptação, foram identificados e capturados pela Guarda Civil e policiais militares, respectivamente. Desde sua implementação, o Smart Sampa prendeu 747 criminosos foragidos e ajudou na localização de 42 desaparecidos, utilizando 23 mil câmeras e um banco de dados da Segurança Pública.
Dois foragidos da Justiça foram presos neste sábado de Carnaval (1º) graças ao sistema de reconhecimento facial Smart Sampa, da Prefeitura de São Paulo. André Luis Borges Oliveira Borges, condenado a seis anos por roubo, foi identificado enquanto caminhava na Rua Augusta e detido pela Guarda Civil Municipal. Já Alexandre Figueira da Silva, condenado por receptação, foi reconhecido na Rua Santa Ifigênia e capturado por policiais militares.
Desde sua implementação no ano passado, o Smart Sampa já levou à prisão 747 criminosos foragidos, sendo 428 apenas neste ano. Além disso, o sistema ajudou na identificação de 42 pessoas desaparecidas e contribuiu para 1.943 prisões em flagrante.
Operado por 260 agentes da Guarda Civil Metropolitana e outros órgãos municipais, o Smart Sampa funciona a partir de um centro de monitoramento integrado, utilizando um banco de dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública.
Com 23 mil câmeras espalhadas pela cidade, a tecnologia permite a identificação de criminosos e o monitoramento de crimes em tempo real, reforçando a segurança pública na capital paulista.