Controle da mastite foi foco da Vetoquinol na 18ª Expofrísia

Companhia alertou para enfermidade que causa danos econômicos à fazenda e ao bem-estar aos bovinos

Texto Comunicação
28/04/2025 10h15 - Atualizado há 5 horas

Controle da mastite foi foco da Vetoquinol na 18ª Expofrísia
Livre

Entre os dias 24 e 26 de abril, a Vetoquinol Saúde Animal participou da 18ª edição da Expofrísia – promovida pela cooperativa Frísia, no município de Carambeí (PR). Expositora Gold no evento, a companhia francesa destacou soluções que combatem de maneira eficaz agentes infecciosos causadores da mastite em bovinos leiteiros, afetando a produtividade de fazendas e a saúde dos animais.

“A mastite é o maior desafio sanitário da pecuária leiteira e acarreta em uma variedade de prejuízos financeiros ao negócio, já que no período em que os animais estão acometidos todo o leite produzido é descartado. Ano após ano, a produtividade brasileira de leite é severamente impactada pela ação das bactérias responsáveis pela enfermidade e, como um braço importante no desenvolvimento de soluções que as combatem, a Vetoquinol esteve presente na Expofrísia para orientar os visitantes”, detalha Antônio Coutinho, gerente nacional de marketing da Vetoquinol Saúde Animal.

Estudo a campo aponta redução de 30% na produção de leite nos animais com mastite. Além disso, durante todo o período de tratamento da enfermidade, o leite produzido pelos animais é descartado – incluindo os dias de carência dos antibióticos. Além disso, soma-se aos prejuízos produtivos as despesas com os medicamentos, o custo com médico-veterinário e laboratórios para identificação das bactérias que afetam o rebanho, bem como o possível descarte de um animal por desenvolvimento da forma crônica da enfermidade.

“A Vetoquinol está sempre atenta às necessidades apresentadas pela pecuária leiteira e está ciente da importância de controle da mastite por meio do uso de tecnologias em sanidade. O Brasil produz mais de 30 bilhões de litros de leite de maneira anual e cada vez mais essa produtividade vai ser desafiada por agentes infecciosos. É nosso papel estar ao lado do pecuarista nesse desafio”, completa Coutinho.

Alinhada a esse objetivo, na 18ª Expofrísia, a Vetoquinol apresentou ao público presente o Forcyl® (antibiótico à base de marbofloxacina), Tolfedine® CS (anti-inflamatório não esteroidal (AINE) que carrega o ácido tolfenâmico em sua formulação) e o Acura® (antibiótico composto de ceftiofur). Enquanto ambos antibióticos atacam, de maneira eficaz, uma gama de bactérias causadoras da mastite, o anti-inflamatório devolve o bem-estar aos animais durante o período de tratamento.

Por fim, o Acura® e o Tolfedine® CS (este quando aplicado por intravenosa) são de descarte zero, o que significa que não afetam a qualidade do leite – que pode ser destinado ao consumo humano mesmo durante o tratamento, reduzindo o prejuízo econômico ao negócio e garantindo leite de qualidade, “leite ouro” e segurança alimentar.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Irvin Dias Costa de Souza Garcia
[email protected]


Notícias Relacionadas »