Na hora de abrir o próprio negócio, escolher um modelo já estabelecido pode facilitar bastante o caminho para o sucesso. Duas opções populares são as franquias e os licenciamentos, que oferecem diferentes vantagens e desafios, dependendo do seu perfil de investidor.
Franquia: este modelo replica um negócio bem-sucedido. O franqueado recebe um pacote completo que inclui marca, treinamento, suporte ao empreendedor e fornecedores homologados.
Esta abordagem padronizada minimiza riscos e é ideal para quem busca segurança e suporte robusto.
De modo geral, requer um investimento inicial mais elevado, incluindo taxas recorrentes, mas também segue regras mais rígidas.
Licenciamento: esta opção confere o direito de usar a marca com um pouco mais de liberdade, porém, ainda assim seguindo padrões.
O investimento inicial também tende a ser menor e as regras, menos rígidas. Os riscos são um pouco mais elevado, no entanto, os custos também são um pouco menores.
Em resumo, a franquia oferece mais suporte e menor risco, enquanto o licenciamento oferece mais autonomia com menor investimento.
Para quem quer investir, ambos podem ser uma opção. Basta o empreendedor encontrar o modelo ideal para o seu perfil.
Abaixo, confira uma seleção de franquias e licenciamentos para quem quer investir.
Com taças individuais de poliestireno reciclável e selo de alumínio, a Vintimtim é uma rede de licenciamentos que reinventou o consumo de vinho, oferecendo seis variedades (tinto, branco e rosé) em doses únicas. Mais que conveniência, a marca promove acesso sem comprometer qualidade. Além disso, oferece o modelo de licenciamento para investidores, semelhante ao sistema de franquias. O investimento é acessível e não requer experiência prévia para quem quer começar a empreender.
A Otimiza Licitações é uma franquia que oferece consultoria especializada para empresas interessadas em participar de licitações públicas. Fundada em 2023, a rede já possui quase 50 unidades no Brasil. A Otimiza destaca-se por oferecer suporte completo, incluindo tecnologias avançadas, assessoria jurídica, de marketing e comercial. Com foco em licitações eletrônicas, auxilia empresas de todos os tamanhos a lidar com as complexidades deste mercado, do início ao fim do processo licitatório.
A BM VAGAS é uma empresa de recrutamento que integra comunicação e marketing para otimizar os processos de RH. Com o uso de tecnologias, inclusive inteligência artificial, ela apoia empresas na busca estratégica por candidatos. Os franqueados, que podem trabalham em unidades físicas e também home office, são responsáveis por atrair clientes e coordenar os processos seletivos, contando com suporte e treinamento completo da franqueadora, sem necessidade de experiência prévia em recursos humanos.
A Musteak é uma steakhouse e boutique de carnes premium, especializada em cortes de produção própria. Com origem em uma tradição familiar de mais de 30 anos, a Musteak combina qualidade e autenticidade em cada prato, atendendo ao público no interior de São Paulo. A marca está em expansão e oferece oportunidades de franquia para quem deseja levar essa experiência gastronômica única a novas regiões.
A Seo Venâncio é uma rede de franquias de dogueria que vai além dos simples hot-dogs. Com mais de 15 opções que vão do cachorro quente tradicional até opções com catupiry, calabresa e até chilli, a empresa ganhou clientes oferecendo sanduíches bem recheados e quentinhos, além dos molhos que acompanham os pedidos. A marca conta com três unidades e quer crescer por meio de franquias.
Fundada em 2012 por Laura López e Claudia Kiriyama, a Turquesa Beleza e Bem Estar é líder no mercado de beleza, especialista em serviços de manicure e alongamento de unhas. A empresa se destaca pelo seu compromisso com a sustentabilidade e inovação no setor de franquias de beleza.
A Turquesa Beleza e Bem Estar também é uma marca associada da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e, entre 2019 e 2023, recebeu a certificação de franquia internacional pela mesma associação. Este reconhecimento reflete o compromisso da empresa com a qualidade e a expansão internacional.
A Hyperlocal Franquia é uma rede de franquias de tecnologia voltada para negócios. Com sistemas que ajudam donos de estabelecimentos com pagamentos, gestão e até delivery, a empresa conta com 60 unidades espalhadas pelo Brasil. O foco da expansão é nacional e o papel do franqueado é prospectar e administrar o atendimento dos clientes dentro da localidade definida.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MARCUS ANTONIO LOPES DE SANTANA JUNIOR
[email protected]