MOVER lança Guia com soluções para inclusão de fornecedores negros em grandes empresas

Em parceria com a PwC, plano destaca diretrizes para aumentar equidade e inclusão dentro da cadeia de valor

CARLOS DE PAULA
20/02/2025 17h29 - Atualizado há 10 horas
MOVER lança Guia com soluções para inclusão de fornecedores negros em grandes empresas
Cléo Martins
O Movimento pela Equidade Racial (MOVER) lança nesta quinta-feira (20) o “Guia de Compras Inclusivas MOVER”, com um plano de ação detalhado para promover a inclusão de fornecedores negros, proprietários de empresas de diversos tamanhos, na cadeia de valor das grandes empresas. Idealizado pelo movimento, o plano foi construído com participação dos voluntários de equipes multidisciplinares de cadeia de fornecedores do MOVER (squads) com a consultoria da PwC, contando com reuniões e entrevistas com diversos executivos das empresas, stakeholders do mercado, e a colaboração de organizações relevantes no setor, como Mandacaru, AfroBusiness e Diversidade IO. O guia tem como objetivo principal combater o racismo estrutural e promover a equidade racial dentro da cadeia de negócios e mercado corporativo.

Após uma análise inicial para identificar a maturidade da empresa contratante sobre o tema, o guia apresenta soluções as quais foram inseridas em seis grupos, que tiveram planos táticos de implementação desdobrados. Entre as soluções estão a implantação de cadastro acessível, transformação no atendimento, política de pagamento inclusiva, programas de incentivo, material informativo ao fornecedor e gestão da mudança.

O plano de ação visa abrir um novo mercado para empresas que abraçam a diversidade. Segundo o relatório, 55% da população brasileira se declara preta ou parda e 64% dos consumidores aceitam pagar um pouco mais por marcas que apoiam a diversidade. Empresas que se comprometem com a inclusão de fornecedores negros podem se diferenciar no mercado e conquistar a lealdade de consumidores conscientes.

Menor faturamento, formalização e acesso a crédito
De acordo com pesquisa do Sebrae, baseada na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD), 77,6% dos negros com pequenos negócios faturam até dois salários mínimos, e apenas 2 em cada 10 empresários negros são formalizados. Entre os empreendedores não negros, 56,8% recebem até dois salários mínimos e 43,1% são formalizados.

A pesquisa também revela que afrodescendentes têm crédito três vezes mais negado por instituições financeiras, evidenciando a necessidade urgente de mudanças estruturais. ​
De acordo com Fernando Soares, Gerente de Projetos do MOVER, a transformação da cadeia de valor em uma cadeia inclusiva é um processo contínuo que requer o compromisso e a colaboração de todos os stakeholders envolvidos. ​ “O MOVER e suas mais de 50 empresas associadas têm compromisso pela construção de uma cadeia de valor mais inclusiva. Transformar a cadeia de valor é um processo desafiador e contínuo, porém totalmente possível. O estudo que apresentamos traz as diretrizes necessárias para incluir empreendedores negros dentro das grandes corporações brasileiras”, destaca. 

Jean Melle, sócio de Supply Chain Transformation da PwC, destaca os benefícios para a cadeia de valor. "Usamos nossa expertise em Procurement e em Inclusão e Diversidade para oferecer uma abordagem prática e consciente para ultrapassar as barreiras no que se refere à diversidade, mas também para implementar ações que promovam a inclusão em todas as etapas".

Para Carolina Gomes, participante do squad e gerente de Inclusão & Diversidade na PwC, foi dado um passo importante em prol de uma cadeia de valor mais diversa. “O desenvolvimento do Guia nos permitiu ampliar e aprofundar o olhar sobre os desafios e oportunidades das empresas, disponibilizando um material que vai apoiar os times de Compras a iniciar ou mesmo impulsionar os seus processos.”
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
CACP Comunicação
[email protected]


Notícias Relacionadas »