São Paulo tem dia mais quente do ano, com média de 34,2°C

Massa de ar quente mantém temperaturas elevadas; chuvas isoladas são esperadas nos próximos dias.

Redação - Itaquera em Notícias
18/02/2025 08h31 - Atualizado há 9 horas
São Paulo tem dia mais quente do ano, com média de 34,2°C
Imagem ilustrativa / Agência Brasil
RESUMO Sem tempo? Leia o resumo gerado por nossa IA
Clique aqui para Ler o Resumo

A segunda-feira, 17 de fevereiro, registrou a temperatura mais alta do ano em São Paulo, com média de 34,2°C, superando o recorde anterior de 33,6°C. O meteorologista Thomaz Garcia atribui o calor a uma massa de ar quente e seco, com previsão de pancadas de chuva isoladas para terça-feira, mas as altas temperaturas devem persistir. Fevereiro continua quente, com média de 30,7°C e 159 mm de chuva acumulada, que é 73% da média esperada. Para os próximos dias, a previsão indica calor intenso, com máximas de até 34°C e chuvas isoladas à tarde, sendo importante manter a hidratação, especialmente para crianças e idosos.

A segunda-feira (17) foi o dia mais quente do ano em São Paulo, com média de 34,2°C. O recorde anterior era de 22 de janeiro, com 33,6°C. A maior temperatura absoluta do dia foi registrada na Vila Mariana, Zona Sudeste, com 35,4°C, enquanto o recorde absoluto do ano segue sendo os 35,9°C de Perus, na Zona Norte, também em janeiro.

Segundo o meteorologista Thomaz Garcia, do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), o calor intenso é causado por uma massa de ar quente e seco que impede a formação de nuvens de chuva. Para terça-feira (18), há previsão de pancadas isoladas no fim do dia, mas as altas temperaturas devem persistir.

O mês de fevereiro tem se mantido quente, com média de 30,7°C, acima da esperada de 29,3°C. Além disso, a capital já acumulou 159 mm de chuva, o que representa 73% da média esperada para o mês. O fraco fenômeno La Niña tem mantido as precipitações dentro da normalidade.

Nos próximos dias, o calor predomina, com máximas de até 34°C. As chuvas devem ocorrer de forma isolada entre o fim da tarde e início da noite, com possibilidade de trovoadas e rajadas de vento. A recomendação é atenção especial à hidratação, principalmente de crianças e idosos.


FONTE: Prefeitura de São Paulo
Notícias Relacionadas »