O Estado de São Paulo intensificará o policiamento durante o Carnaval, com cerca de 20 mil policiais em ação por dia na capital, interior e litoral. A operação inclui apoio da Polícia Civil, com plantões extras e monitoramento de crimes. São esperados 16 milhões de foliões em 767 blocos, além de medidas de segurança em pontos turísticos e reforço nas delegacias. Apreensões e prisões já ocorreram como parte das preparações, visando garantir um Carnaval mais seguro.
O Estado de São Paulo ampliará o policiamento durante o Carnaval, com cerca de 20 mil policiais militares atuando diariamente na capital, interior e litoral. A Operação Carnaval contará com reforço da Polícia Civil, incluindo plantões extras e novas tecnologias para prevenção de crimes.
O planejamento começou no ano passado e prevê policiamento intensificado no pré-Carnaval (22 e 23 de fevereiro) e nos dias de folia (1º a 4 de março), sem prejuízo ao atendimento via 190. Agentes estarão nas ruas em viaturas, cavalos, embarcações e aeronaves. Helicópteros Águia darão suporte na capital, litoral e interior.
Em São Paulo, são esperados 16 milhões de foliões em 767 blocos, com policiamento reforçado nos circuitos, além de 160 postos de atendimento e 30 torres de observação. No litoral, o efetivo será ampliado nos 24 municípios da Baixada Santista e Vale do Ribeira.
A Polícia Civil atuará com agentes à paisana nos principais pontos, monitorando crimes como furtos e roubos. A Divisão Especial de Atendimento ao Turista (Deatur) estará presente no Sambódromo do Anhembi, com policiais bilíngues e totem digital com dicas de segurança.
Nas delegacias, os plantões serão reforçados e a Delegacia Eletrônica permitirá o registro de boletins de ocorrência em inglês e espanhol. O Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos (Garra) fará policiamento especializado nos pontos turísticos.
A Operação Carnaval já começou com ações preparatórias. No fim de semana anterior, 53 pessoas foram presas, seis veículos recuperados e mais de 10 mil vistoriados, demonstrando o esforço das forças de segurança para garantir um Carnaval mais seguro.