O risco da exposição e a banalização do linchamento virtual nas redes sociais

A busca por palcos pode colocar a vida de outros em risco!

CARINA GONçALVES
17/02/2025 14h36 - Atualizado há 3 semanas
O risco da exposição e a banalização do linchamento virtual nas redes sociais
Divulgação
Por Carina Gonçalves e Larissa Gontino 

O uso das redes sociais como palco para temas delicados e pessoais tem se tornado cada vez mais comum. Contudo, expor situações sem provas cabíveis e sem o devido respaldo legal pode gerar consequências irreversíveis, não apenas para quem publica, mas também para terceiros inocentes que nada têm a ver com o conflito.

O que poderia ser resolvido na reserva judicial acaba se transformando em um espetáculo digital, onde julgamentos precipitados e ataques infundados tomam o lugar do bom senso e da justiça.

A busca incessante por likes, engajamento e publicidade faz com que muitos utilizem sua própria imagem, a de terceiros e até mesmo de filhos e pets como ferramentas para atrair atenção.

O problema é que, nessa ânsia por notoriedade, poucos refletem sobre os impactos emocionais e jurídicos dessas exposições.

O que hoje pode parecer um ato de coragem ou esperteza pode, no futuro, transformar-se em um efeito reverso: o algoz de hoje pode ser a vítima de amanhã, alvo do mesmo tipo de linchamento virtual que promoveu.

A fama conquistada por meios obscuros e ataques não é sinônimo de sabedoria, sucesso ou inteligência.

Pelo contrário, apenas evidencia a fragilidade de um indivíduo preso à necessidade constante de alimentar o próprio ego por meio do hedonismo e seu perfil narcisista.

Antes de se manifestar, seja com palavras positivas ou negativas, é essencial conter-se e colocar-se no lugar do outro — seja o alvo ou quem assiste. Afinal, nem todos concordam com a exposição pública de uma barbárie, ainda que virtual.
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
CARINA GONÇALVES SANCHES RAMOS
[email protected]


FONTE: Carina Gonçalves e Larissa Gontino 
Notícias Relacionadas »