Fundação CASA de Itapetininga representa a região Sudoeste na Copa CASA

Campeonato Estadual da Instituição está em sua 20ª edição e conta com o apoio da Federação Paulista de Futebol (FPF)

ASSESSORIA DE COMUNICAçãO DA FUNDAçãO CASA
13/02/2025 12h55 - Atualizado há 1 mês
Fundação CASA de Itapetininga representa a região Sudoeste na Copa CASA
FCASA/divulgação

Os jovens que cumprem medida na Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA) Esperança, localizado na cidade de Itapetininga, participaram e venceram os jogos da etapa regional da XX Copa CASA de Futebol.

As partidas aconteceram entre os dias 28 e 31 de janeiro, e a competição é promovida pela Gerência de Educação Física e Esportes da Instituição com o apoio da Federação Paulista de Futebol (FPF).

Com a vitória, o time sagrou-se representante da Divisão Regional Sudoeste e avançou para a etapa Estadual do campeonato. Os jogos foram realizados em três seletivas e uma grande final regional, ocorrida no Campo Municipal da cidade de Óleo.

A primeira seletiva ocorreu na cidade de Bauru, no dia 28/01, onde os centros Nelson Mandela, Bauru e Botucatu disputaram entre si a vaga na final. A equipe vencedora foi a do CASA Bauru.

No dia seguinte (29/01), ocorreram as partidas entre os centros Esperança (Itapetininga) e Sorocaba II. Os jogos aconteceram no campo ao lado do CASA Esperança, e a equipe itapetiningana foi a vencedora dessa etapa.

No dia 30/01, as partidas ocorreram no município de Óleo, onde o CASA Três Rios (Iaras) conquistou sua vaga ao derrotar o CASA João Paulo II de Cerqueira César.

A final foi disputada no dia seguinte (31/01), entre os times do CASA Bauru, CASA Três Rios e CASA Esperança, que jogaram no formato todos contra todos. A equipe de Itapetininga foi a grande vencedora, com os placares de 2 a 1 contra o CASA Três Rios, 2 a 0 contra o CASA Bauru e 9 a 2 contra o CASA Sorocaba II.

Com essa conquista, o time recebeu um troféu de campeão da etapa Regional e avança agora para etapa Estadual da XX Copa CASA de Futebol.

De acordo com a Chefe de Seção Técnica da DRS, Fernanda Trombeta Ferruzi, as partidas foram muito equilibradas. “Foram disputas equilibradas e emocionantes, inclusive, na etapa realizada no CASA Esperança, o pai e a irmã de um adolescente prestigiaram o evento, proporcionando um momento de emoção e incentivo aos jovens atletas”, destacou.

A presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto, ressalta o impacto positivo da Copa CASA. “O futebol é uma paixão para muitos desses jovens e, por meio da Copa CASA, eles vivenciam essa experiência de forma saudável, com disciplina e espírito de equipe. O esporte tem um papel fundamental na construção de novos caminhos para esses adolescentes”, afirma.

 

Copa CASA de Futebol

A Copa CASA de Futebol é o maior campeonato de futebol masculino no Brasil destinado a adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação. Realizada anualmente, a competição ocorre em duas fases: regional e estadual. Na fase regional, os times locais, organizados conforme as divisões regionais da Fundação CASA, competem entre si, e os vencedores de cada região avançam para a etapa estadual.

A fase estadual, organizada pela Gerência de Educação Física e Esporte (Gefesp) da Fundação CASA, com apoio da Federação Paulista de Futebol (FPF), é dividida em classificatória e final. Na classificatória, as oito equipes vencedoras das etapas regionais disputam as quatro vagas para a final. Já na etapa decisiva, acontecem os jogos semifinais e finais.

A competição é promovida anualmente desde 2005, com exceção de 2021, quando foi suspensa devido à pandemia de Covid-19.

 

Sobre a Fundação CASA

A Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA), vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, aplica medidas socioeducativas conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). Atendendo jovens de 12 a 21 anos incompletos em São Paulo, a Fundação executa medidas de privação de liberdade e semiliberdade, determinadas pelo Poder Judiciário, com base no ato infracional e na idade dos adolescentes, garantindo os direitos previstos em lei, pautando-se na humanização, e contribuindo para o retorno do adolescente ao convívio social.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LAUREEN MELLO NOTTOLINI RUIZ
[email protected]


Notícias Relacionadas »