Uma parceria entre o Espro (Ensino Social Profissionalizante), associação filantrópica dedicada à inserção de novas gerações no mundo do trabalho, e a Sol Maior, entidade sem fins lucrativos com foco na inclusão social por meio da educação artística, promoveu a capacitação profissional e musical de 28 jovens moradores de Porto Alegre, todos em situação de vulnerabilidade social.
O curso, iniciado em agosto, ofereceu 100 horas de desenvolvimento de competências e habilidades essenciais para o trabalho, dentro do projeto de Formação para o Mundo do Trabalho (FMT) do Espro, complementadas por 40 horas de conteúdos sobre música da Sol Maior – entre eles teoria musical, ritmos, melodia e leitura de partituras. Os treinamentos ocorreram às sextas-feiras, no período da tarde, e foram concluídos no final de novembro. Um evento de formatura foi realizado no dia 13 de dezembro.
Todos os recursos necessários para as aulas práticas, como instrumentos, materiais didáticos e estrutura de aprendizado, foram fornecidos pelo Espro. Além disso, os participantes receberam cestas básicas e kit escolar. A Sol Maior complementou o apoio oferecendo lanche e transporte, que facilitaram a participação e a assiduidade dos jovens.
“A iniciativa buscou oferecer aos participantes um espaço para crescimento pessoal, social e profissional, especialmente ante a recuperação e novas perspectivas do Rio Grande do Sul após as chuvas intensas de abril e maio. Nesse contexto, habilidades como trabalho em equipe, disciplina e criatividade são essenciais”, avalia Lara Santos, supervisora educacional do Espro.
"A parceria entre o Espro e a Sol Maior veio em um momento muito especial para nossos adolescentes. Além da questão financeira, a calamidade que assolou o nosso Estado mexeu com o lado emocional de muitos educandos. A retomada do projeto, em um momento de tantas incertezas, serviu para injetar uma nova dose de ânimo e de perspectiva de futuro, qualificando nossos adolescentes para o mercado de trabalho. Somos muito gratos por essa parceria”, afirma Nara Dib, gerente geral da Sol Maior.
Muito além da capacitação profissional
Para os jovens participantes do curso, a vivência representou um despertar tanto para a vida pessoal quanto para a trajetória profissional. “A experiência foi maravilhosa, porque além de aulas sobre como se portar em entrevistas de emprego, como responder a perguntas que o entrevistador fará e como agir em um ambiente de trabalho, tirei lições de como agir no meu dia a dia”, relata Bruno Ariel Ribeiro, de 17 anos. “Penso que é um curso preparatório não apenas para conquistar o primeiro emprego. É para a vida toda, para empregos futuros, e principalmente sobre como mudar a minha pessoa e como assumir uma postura séria em um ambiente de trabalho”, compartilha.
Já Maria Pedroso, de 16 anos, ressalta como o curso expandiu suas perspectivas em relação ao mundo do trabalho: “Foi uma experiência única para mim porque ampliei meu conhecimento e descobri esse mundo diferente que é o do trabalho”. Para a jovem, a combinação entre teoria e prática foi um dos pontos altos: “Foram dinâmicas muito diferentes do que eu já vi. O curso me trouxe pontos importantes sobre como trabalhar em equipe e com o auxílio da internet”.
Com o encerramento do curso, os jovens agora podem cadastrar seus currículos no banco de talentos do Espro, tornando-se aptos a participar de processos seletivos para programas de aprendizagem profissional (Jovem Aprendiz) ou de estágio em empresas de variados segmentos da economia.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
GUILHERME TEIJI KAMIO
[email protected]