Muitas pessoas sonham em conquistar uma cintura definida, eliminar as gordurinhas laterais e alcançar uma barriga sequinha, características de um corpo fitness que ajudam a elevar a autoestima. Mas será que é possível atingir esse objetivo de maneira saudável, sem recorrer a procedimentos ou cirurgias plásticas? A boa notícia é que isso é totalmente alcançável! O educador físico e personal trainer da Academia Gaviões, Thiago Ortis, compartilha algumas orientações valiosas para alcançar essa meta.
Para reduzir medidas e eliminar os ‘pneuzinhos’, é importante combinar dois fatores principais: a queima de gordura e a tonificação muscular. “O primeiro passo é adotar uma dieta balanceada, rica em alimentos naturais. Invista em frutas, vegetais, grãos integrais, proteínas magras, como frango e peixe, e gorduras boas, como as do abacate, azeite de oliva e nozes. Evite alimentos processados, frituras e doces em excesso”, orienta Thiago.
Abdominais: a chave para fortalecer a região
Apesar de muitos temerem e até odiarem, são necessários nesse processo e podem trazer grandes resultados. “Ao contrário do que muitos pensam, não são a solução para eliminar a famosa pochete, mas são indispensáveis para fortalecer os músculos da região. Quanto mais você treina, mais ficam visíveis”, explica o especialista. Ele recomenda, no mínimo, três séries com 15 repetições.
Esses exercícios têm como foco o fortalecimento das cinco regiões da musculatura. “A prancha, por exemplo, é uma excelente opção para trabalhar o core de forma geral, envolvendo também as costas, o que ajuda a melhorar a postura e a estabilidade”, explica Thiago. A bicicleta no ar, por sua vez, destaca-se pelo trabalho nos oblíquos e no abdômen inferior. “Durante o movimento de pedalada no ar, o corpo faz uma torção que ativa os músculos laterais do abdômen, enquanto as pernas estendidas exigem esforço da parte inferior do core”, afirma.
Por outro lado, o crunch, ou como é mais conhecido, abdominal supra, é ótimo para trabalhar a parte frontal do abdômen. “Esse exercício é realizado com a flexão do tronco, ativando de forma mais isolada o músculo reto abdominal, o que contribui para a definição da região superior”, conta o personal trainer.
Aplicando a técnica de contração (Vacuum)
Outro movimento eficaz é a contração, conhecida como vacuum. “É simples, envolve a contração do transverso do abdômen. Isso fortalece a musculatura, melhora a postura e cria um efeito de 'aperto', deixando a cintura com a aparência mais fina”, explica o educador. Ele sugere praticar logo pela manhã, ao acordar, de cinco a 10 minutos, de três a quatro vezes por semana, aumentando o tempo conforme a resistência vai melhorando.
O complemento perfeito: os aeróbicos
Por fim, o professor destaca a importância da atividade cardiovascular para acelerar o processo de emagrecimento e potencializar os resultados. “Seja na bicicleta, esteira, pulando corda ou até em uma corrida livre, reserve de 15 a 30 minutos para se dedicar. O cardio ajuda a queimar calorias, transformando ainda mais o seu corpo”, conclui o personal trainer.
Com esses passos, é possível conquistar uma forma corporal mais definida de forma saudável e eficiente, sem a necessidade de recorrer a procedimentos invasivos.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ISLANY OLIVEIRA CALDEIRA
[email protected]