01/01/2025 às 09h34min - Atualizada em 02/01/2025 às 16h14min
Educação resiliente
Mudanças Climáticas
Renato Nalini
Domínio Público O mundo parece estar tomando juízo e acordar para a urgência de se preparar diante dos fenômenos climáticos. A falta d’água assola boa parte do planeta. Rios secam, pântanos desaparecem. Populações necessitam de abastecimento com pipas, enquanto legiões de desassistidos têm de migrar para outras plagas.
As grandes concentrações urbanas acenam com a facilitação da vida. O grupo é mais forte do que o indivíduo isolado. Mas o excesso de ocupação do solo gera problemas insolúveis. Existem áreas que a natureza reservou para a sua própria recuperação. Insuscetíveis de receber moradias. Desconhecer tal circunstância é uma fonte de infelicidades.
Depois de algumas duras provações, seria importante que a humanidade se convencesse de que faz parte da natureza e que precisa se adaptar a ela. A volúpia da engenharia do concreto elimina a possibilidade do ambiente se regenerar. Prossegue a insensatez do sacrifício dos rios e demais cursos d’água, para satisfazer a ilusão do automóvel.
Enquanto não houver conversão das mentes resistentes a encarar a realidade, para uma imediata e inafastável reversão de rumos, não haverá o futuro sonhado. Os infortúnios continuarão a acontecer e a ceifar vidas.
Pensemos em devolver à natureza o que dela subtraímos. Os cursos d’água, as reservas naturais, o infinito e crescente número de árvores que faltam para aumentar a qualidade do ar que respiramos.
Isso faz parte de um processo educacional que não se resume à escolarização. Cada ser humano consciente e lúcido precisa desempenhar um papel de salvação da aventura humana sobre o planeta. Aprender com a natureza e respeitá-la, adotando suas soluções que permitiram chegássemos até aqui. É a educação resiliente, de que o mundo tanto carece, que pode salvar a espécie humana e todas as demais, que vicejam neste paraíso que, muito depressa, vamos convertendo em lugar inóspito e inimigo da vida.
*José Renato Nalini é Secretário-Executivo das Mudanças Climáticas de São Paulo.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LUCIANA FELDMAN
[email protected]