03/01/2025 às 15h08min - Atualizada em 06/01/2025 às 12h08min

Amplie seus conhecimentos e torne-se um agente de desenvolvimento socioambiental

Curso oferecido pelo Senac EAD qualifica interessados em mediar ações de melhoria social e ambiental entre comunidades e organizações

Aline Oliveira
Senac EAD
Crédito da imagem: Freepik
Comprometido com as propostas de desenvolvimento sustentável e a qualificação profissional de diferentes áreas empresariais, o Senac EAD oferta em fluxo contínuo, o curso livre de Agente de Desenvolvimento Socioambiental, com carga horária total de 160 horas/aulas. 

É importante esclarecer que a qualificação foi elaborada para atender profissionais interessados em contribuírem na elaboração e execução de projetos, com foco em mudanças econômicas, ambientais e sociais, de diferentes localidades e comunidades do país.

Além disso, o participante aperfeiçoará as habilidades para atuar como interlocutor entre a população e indústrias ou empresas que desenvolvam atividades produtivas de grande escala.
De acordo com a psicóloga social e docente do curso, Simone Rockenbach Duarte, o agente socioambiental pode liderar a interlocução entre comunidade e empresas, ou prestar serviços diretos para um dos dois grupos.

“Uma das principais funções desse profissional é promover um senso de compromisso consciente entre empresários e grupos sociais. Com habilidades técnicas e comportamentais demonstrará que, unindo esforços, os envolvidos podem tomar decisões que reduzirão expressivamente os impactos causados aos ecossistemas locais”, argumenta a especialista.

Educação continuada: compromisso do Senac EAD

É válido acrescentar que o agente de desenvolvimento socioambiental pode atuar em diferentes frentes, porém cada uma exigirá um nível de formação. A título de exemplificação, podemos citar o desempenho de um biólogo, que pode desenvolver pesquisas científicas ou buscar comprovações para disputas judiciais, envolvendo direito ambiental.

Em contrapartida, o curso disponibilizado pelo Senac EAD, direciona os conhecimentos, de modo que o aluno melhore a performance como intermediador entre grupos sociais distintos. Além disso, terá condições de ensinar e orientar lideranças comunitárias a produzirem diversos tipos de projetos.
“Os temas podem variar desde propostas para soluções de problemas específicos da comunidade, até iniciativas que colaborem para melhorias na realidade econômica, social e ambiental de uma cidade ou região do país”, observa Simone.

Compromisso global com o desenvolvimento socioambiental

É válido reforçar que a sociedade está testemunhando várias transformações nos modelos de negócios, trabalho e hábitos de consumo, desenvolvidos nos últimos cinco anos. Boa parte das mudanças são reflexo de um grande projeto mundial idealizado pela ONU e 199 países-membros, entre os quais, o Brasil.

Esse compromisso foi chamado de Agenda 2030 e é composto por 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), focados na eliminação da pobreza, conservação do meio ambiente e adesão de práticas sustentáveis nos modelos produtivos de indústrias e empresas.

Portanto, ao se matricular no curso do Senac EAD, o estudante compreenderá como são identificados os problemas socioambientais da comunidade, de forma coletiva e integrada. Do mesmo modo, será habilitado para mediar ações entre os cidadãos e diversos segmentos da sociedade, na busca por melhorias nas realidades locais.

“É importante acrescentar que os participantes terão acesso a conteúdos detalhados sobre pesquisas de campos, modelos de registros e etapas de desenvolvimento de projetos, além de estratégias de sensibilização e colaboração no planejamento do plano de ação”, conclui a docente.

Se você ficou interessado no curso e deseja se tornar um agente de desenvolvimento socioambiental, acesse o site do Senac EAD. Clicando no link você terá mais detalhes das disciplinas, preços e requisitos necessários para obter um diploma reconhecido em todo território nacional.

Sobre o Senac EAD
Com quase 80 anos de atuação em educação profissional, o Senac foi pioneiro no ensino a distância no Brasil. A primeira experiência nessa modalidade se deu em 1947 com a Universidade do Ar, em parceria com o Sesc, que ministrava cursos por meio do rádio.

A partir de 2013, com o lançamento do portal Senac EAD, a instituição ampliou sua atuação em todo o país. Hoje, oferece um amplo portfólio de cursos livres, técnicos, de graduação, pós-graduação e extensão a distância, atendendo a todo o Brasil, apoiado por mais de 380 polos presenciais para avaliações. Acesse aqui a programação completa de cursos do Senac EAD.
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Aline de Oliveira Silva
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.