19/12/2024 às 16h30min - Atualizada em 23/12/2024 às 08h03min
Residência Terapêutica de Marília promove autonomia e inclusão psicossocial
Programa promove autonomia e reintegração social para pessoas com condições de saúde mental
VIVIANE BUCCI
Fachada Residência Terapêutica Marilia O Serviço de Residência Terapêutica (SRT) de Marília, administrado pela Santa Casa de Chavantes, é um programa federal que oferece moradia para pessoas com transtornos mentais graves. O projeto atende às necessidades de pessoas com histórico de internações prolongadas, garantindo um ambiente de apoio e autonomia sem a necessidade de permanência hospitalar.
A Residência Terapêutica tem como objetivo principal promover a reintegração social de seus moradores, oferecendo suporte em um ambiente doméstico que simula a rotina de uma vida independente. O diferencial do programa está na ênfase à autonomia, permitindo que os beneficiários desenvolvam habilidades para gerir suas próprias vidas, ao mesmo tempo em que recebem assistência especializada quando necessário.
Antes da implementação do SRT, muitos beneficiários viviam no Lar Abrigado, um espaço anexo ao Hospital Espírita de Marília (HEM), com residências separadas por gênero e suporte direto da equipe hospitalar. Apesar da liberdade para atividades diárias, a dependência da estrutura hospitalar limitava as interações sociais e o pleno exercício de suas capacidades.
Há cerca de um ano e meio, a Prefeitura de Marília transferiu os pacientes para as residências terapêuticas, que oferecem espaços mais independentes. Nessas casas, os moradores recebem suporte de cuidadores para atividades cotidianas, gestão do lar e reintegração social. Além disso, eles acessam os serviços da rede básica de saúde, reduzindo a dependência de recursos hospitalares e promovendo uma convivência mais integrada à comunidade.
“A Residência Terapêutica é uma oportunidade para essas pessoas reconstruírem suas vidas em um ambiente que incentiva a autonomia e a interação social”, afirma o presidente da Santa Casa de Chavantes, Dr. Anis Ghattas Mitri Filho. “Nossa equipe atua para garantir que os moradores tenham suporte em todas as atividades diárias, desde o cuidado com a casa até o acompanhamento em consultas e tratamentos na rede básica de saúde. É um trabalho que visa não apenas o bem-estar, mas a inclusão plena dessas pessoas na sociedade”.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
VIVIANE SOARES BUCCI
[email protected]