19/12/2024 às 14h15min - Atualizada em 23/12/2024 às 08h03min

Projeto do Rio de Janeiro vence o desafio global Healthy Cities Challenge, parceria da Novo Nordisk com C40 Cities

Projeto do Rio de Janeiro é um dos vencedores de desafio global para criar comunidades mais prósperas em ambientes urbanos

BRUNO SOARES
Divulgação Novo Nordisk
São Paulo, 18 de dezembro de 2024 – Um projeto para o bairro de Oswaldo Cruz no Rio de Janeiro é vencedor do Healthy Cities Challenge, uma parceria da Novo Nordisk com a rede global C40 Cities. O desafio, um chamado global para ideias inovadoras e escaláveis para melhorar a saúde e criar comunidades mais prósperas em ambientes urbanos, premiou o projeto “Employing tactical urbanism for an active, sustainable neighbourhood in Rio de Janeiro, Brazil” (Empregando urbanismo tático para um bairro ativo e sustentável no Rio de Janeiro, Brasil), enviado pelo Programa de Pós-graduação em Urbanismo (PROURB) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Além do projeto carioca, a premiação contempla ainda projetos de Buenos Aires (Argentina) e de Nairobi (Quênia). Os três projetos vencedores receberão subsídio de US$ 100.000 para implementar suas soluções, promovendo mudanças reais nas áreas urbanas nos meses seguintes.   

O projeto carioca vencedor propõe estímulo à mobilidade, o aumento da vegetação e arborização, a criação de espaços mais seguros e multifuncionais e o fortalecimento do comércio local — tudo isso com a participação da comunidade. “Ter novamente um vencedor brasileiro no desafio e com um projeto tão relevante é muito significativo para nós como companhia. O Healthy Cities Challenge é só uma das diversas iniciativas que a companhia desenvolve para impulsionar inovação em saúde nas cidades, que de fato representem mudanças significativas para as comunidades locais. Os ambientes urbanos têm um papel fundamental na promoção de mais qualidade de vida para a população, então faz muito sentido alavancar projetos como esse, que estão alinhados ao nosso propósito de derrotar as doenças crônicas graves”, explica Patricia Byington, gerente de sustentabilidade na Novo Nordisk Brasil. 

No Brasil, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), as doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs) são responsáveis por 75% do total de mortes, o que representa um dos principais desafios de saúde no país. O avanço das doenças crônicas, como diabetes e obesidade, é, em grande parte, desencadeado por fatores dos ambientes em que vivemos. As cidades enfrentam uma crise climática e de equidade na saúde devido a modelos de planejamento desatualizados, levando a sistemas alimentares fragmentados, poluição, estilos de vida sedentários, isolamento social e falta de espaços verdes.  

O cenário é agravado por ambientes alimentares que não incentivam a boa alimentação e o sedentarismo, que contribuem para impulsionar o aumento global de doenças crônicas e a redução da qualidade de vida. O desafio tem como objetivo solucionar estas questões.  

Sobre a Novo Nordisk  
Novo Nordisk é uma empresa líder global em saúde, fundada em 1923 e com sede na Dinamarca. Nosso propósito é impulsionar mudanças para derrotar doenças crônicas graves, inspirados pela nossa história centenária relacionada ao diabetes. Fazemos isso sendo pioneiros em descobertas científicas, expandindo acesso aos nossos medicamentos e trabalhando para prevenir e, até mesmo, curar doenças. A Novo Nordisk emprega mais de 64 mil pessoas em 80 países e comercializa seus produtos em cerca de 170 nações. No Brasil desde 1990, a empresa conta atualmente com mais de 2 mil funcionários. Está presente em três estados, com um escritório administrativo em São Paulo (SP), um centro de distribuição em São José dos Pinhais (PR) e um site produtivo em Montes Claros (MG), reconhecido como a maior fábrica de insulinas do Brasil e América Latina. Para mais informações, visite www.novonordisk.com.br e siga nossos perfis oficiais nas redes sociais Instagram, Facebook, LinkedIn e YouTube. 
Sobre C40 Cities
A C40 é uma rede de quase 100 representantes das principais cidades do mundo que zelam por ações urgentes e necessárias para enfrentar a crise climática e criar um futuro em que todos, em todos os lugares, possam prosperar. As lideranças estão comprometidas com uma abordagem baseada na ciência e centrada nas pessoas para ajudar o mundo a limitar o aquecimento global a 1,5°C e a construir comunidades saudáveis, equitativas e resilientes. Trabalhamos em conjunto com uma ampla coligação de representantes das classes trabalhadoras, de empresas, do movimento climático juvenil e da sociedade civil para apoiar os líderes a reduzirem pela metade as emissões até 2030 e ajudar a eliminar gradualmente a utilização de combustíveis fósseis, aumentando a resiliência e a equidade climática urbana. Os atuais copresidentes do C40 são o prefeito Sadiq Khan de Londres, Reino Unido, e a prefeita Yvonne Aki-Sawyerr de Freetown, Serra Leoa; o prefeito de Nova York por três mandatos, Michael R. Bloomberg, atua como presidente do conselho. O trabalho do C40 é possível graças a três financiadores estratégicos: Bloomberg Philanthropies, Children’s Investment Fund Foundation e Realdania
Para saber mais sobre o trabalho do C40 e de nossas cidades, visite nosso site, ou siga-nos no X, Instagram, Facebook e LinkedIn.
 
Contato para mais informações 
 
Imprensa      
Gabriela Castilho 
16 99349-5102 
[email protected]
Bruno Soares 
11 98953-1486 
[email protected]
 
Ana Sniesko
11 94058-4926
[email protected] 

Janaina Lira
[email protected]

Amanda Mendes
[email protected]

Fabiana Delgado 
11 99104-2139 
[email protected]

Ellen Pacheco 
11 93762-7233 
[email protected] 

Camila Cardoso 
11 91278-7338 
[email protected]  



 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
BRUNO ATHAYDE SOARES
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.