Um ano e nove meses depois da implementação do primeiro pedágio free flow no país, na BR-101 (Rio-Santos), 2024 termina com total de sete rodovias onde o modelo está em pleno funcionamento. O aumento da presença do free flow no cotidiano das estradas brasileiras refletiu também no maior conhecimento dos motoristas sobre o tema e, consequentemente, em seu uso.
No início deste ano, apenas 27% dos motoristas de São Paulo afirmavam conhecer a tecnologia ao passo que, em dezembro, 57% dos entrevistados afirmaram conhecer sobre o free flow; um aumento de mais de 111%. Já o número de motoristas que dizem desconhecer sobre o funcionamento do free flow também apresentou queda ao longo de 2024. No início do ano, 26% afirmavam desconhecer a tecnologia e, atualmente, 20% dizem não a conhecer.
Considerando a utilização da nova tecnologia, a pesquisa também mostra que houve aumento de 77% no uso. No início de 2024, 13% afirmavam já ter passado por um pórtico do free flow; em dezembro esse percentual saltou para 23%.
Se 2023 terminou com pórticos ativos em duas rodovias, a Rio-Santos e a ERS-122 (Rio Grande do Sul), em 2024, mais cinco rodovias adotaram a tecnologia de cobrança sem cancelas. No Rio Grande do Sul, foram instalados pórticos na ERS-240 e na ERS-446. Em São Paulo, as rodovias SP-099 (Tamoios) e SP-333 (Dona Leonor Mendes de Barros) também entraram na lista. Já em Minas Gerais, a tecnologia foi adotada na rodovia MG-459.
O estudo atual foi realizado entre 26 de novembro e 4 de dezembro, com 472 motoristas da base de clientes Sem Parar, de 32 cidades do estado de São Paulo, e possui 95% de confiança e margem de erro de 4,5%
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TATIANE MARIA DOS SANTOS
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