A Catho, plataforma gratuita de empregos, realizou a Pesquisa Jovens 2024, com o objetivo de analisar como as empresas estão lidando e entendendo os candidatos mais novos no mercado de trabalho.
O levantamento, que contou com a participação de 343 recrutadores que atuam nas áreas de prestação de serviços, comércio, indústria, varejo, tecnologia, entre outros, identificou as perguntas mais feitas para a Geração Z durante uma entrevista de emprego, e que pode ajudar os profissionais mais novos que estão em busca de uma oportunidade.
Conforme a pesquisa, os questionamentos mais frequentes são:
Para Tatianne Brito, coordenadora de Recursos Humanos da Catho, as perguntas feitas durante as entrevistas buscam conhecer melhor o candidato que deseja conquistar a vaga, a fim de entender seu comportamento diante de situações desafiadoras, suas ambições, interesses e, assim, identificar aquele que possui autoconhecimento e que mais se aproxima do perfil adequado para a posição.
“Por isso, é importante estar preparado para respondê-las de forma coerente e que transmita sua identidade. Pesquisar sobre a cultura organizacional, entender as competências exigidas e refletir sobre suas experiências pessoais antes da entrevista são estratégias para estar o mais preparado possível durante a conversa”, complementa a coordenadora.
Para os líderes, é importante estar atento e preparado para conseguir extrair as informações necessárias dos candidatos no momento da entrevista. Algumas dicas que fazem a diferença:
Ainda de acordo com o estudo da plataforma de empregos, 49,8% dos respondentes disseram que tentam se adequar em partes à linguagem do candidato. Além disso, dentre os benefícios oferecidos que os recrutadores acreditam serem os mais atrativos para o público mais novo, estão: Vale-Refeição (45,4%); Horário Flexível (38,4%); Vale-Transporte (34,1%); e Plano de Saúde (31,7%).
“A nossa pesquisa visa justamente apresentar o cenário do mercado de trabalho em suas mais diversas frentes, a fim de ser um ponto de apoio para profissionais e empresas na busca das melhores estratégias e oportunidades. Quando falamos de jovens, esse fator precisa ser ainda mais presente, pois estamos falando da geração que será a mais presente dentro das organizações e esse preparo e o entendimento desse grupo deve acontecer logo no início de suas jornadas profissionais”, destaca Tatianne.
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GIOVANNA REBELO ALVES
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