A cidade de São Paulo ganhou, nesta quarta-feira (9), sua 34ª Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A nova UPA Ipiranga – Dr. Augusto Gomes de Mattos, localizada na rua Júlio Felipe Guedes, 200, tem funcionamento 24 horas por dia e capacidade para realizar até 21 mil atendimentos mensais em diversas especialidades, como clínica médica, pediatria, ortopedia, odontologia e cirurgia geral. O investimento foi de R$ 17,9 milhões para transformar a antiga área do Pronto-Socorro Augusto em uma moderna estrutura de saúde.
Durante a inauguração, o prefeito Ricardo Nunes destacou os avanços na área da saúde. “Temos o compromisso de entregar 15 UPAs neste mandato. Essa é a terceira que entrego, somando agora 34 unidades. Em 2016, tínhamos apenas três”, afirmou. Desde 2021, 19 novas UPAs foram inauguradas na capital.
A nova unidade, quatro vezes maior que a anterior, conta com consultórios especializados, sala de urgência e emergência, Minilab com capacidade para realizar 30 exames laboratoriais, salas de classificação de risco, eletrocardiograma, raio-x, sutura, medicação, além de espaço exclusivo para atendimentos odontológicos e um consultório Fast Track, que agiliza os casos menos graves, otimizando os atendimentos mais urgentes.
Segundo o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, a estrutura está pronta para responder a situações críticas. “Se alguém chegar infartado, é possível iniciar o tratamento em 20 minutos e salvar essa vida. A Prefeitura implementou uma linha de cuidados que reduziu a mortalidade por infarto de 30% para 4%”, declarou.
A equipe da nova UPA é formada por 483 profissionais, incluindo 172 médicos, o que representa quase o dobro do quadro anterior. Com dois andares e 2.133 m² de área construída, a unidade dobrou o número de leitos e aprimorou áreas como farmácia, recepção, salas de medicação e instalações para os funcionários. O número de atendimentos odontológicos deve chegar a 1.800 por mês.
Moradores da região comemoraram a inauguração. A autônoma Larissa Barbosa, de 32 anos, avaliou a unidade como uma grande conquista para a população local. Já a auxiliar de lavanderia Renata Malaquias, de 28 anos, elogiou o novo espaço: “Melhorou bastante para nós com a chegada dessa UPA. O atendimento é bom e o espaço é amplo.” O custeio mensal da unidade será de mais de R$ 6 milhões, sob gestão da OSS Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM – PAIS).