13/12/2024 às 08h49min - Atualizada em 13/12/2024 às 08h49min

Reconhecimento facial captura 167 foragidos e combate crimes em São Paulo

Com mais de 18 mil câmeras espalhadas pela cidade, o sistema Smart Sampa ajuda a prender criminosos perigosos, identificar estupradores e localizar desaparecidos.

Redação - Itaquera em Notícias
Informações: Prefeitura de São Paulo
Divulgação / Prefeitura de São Paulo
O sistema de vigilância Smart Sampa, com mais de 18 mil câmeras espalhadas pela cidade, tem sido decisivo para localizar foragidos da Justiça e combater o crime em São Paulo. Desde setembro, 167 foragidos foram capturados, incluindo integrantes de facções criminosas, estupradores e assassinos. O sistema, integrado ao banco de dados da Secretaria de Segurança Pública, também auxiliou a Guarda Civil Metropolitana (GCM) na prisão de 1.380 pessoas em flagrante e no reencontro de 28 desaparecidos.

Por meio de reconhecimento facial, o Smart Sampa dispara alertas que permitem à GCM acionar viaturas rapidamente. Em um dos casos, R.C.D., integrante do “Comando Vermelho”, foi preso na Zona Sul após fugir de uma penitenciária em setembro. Condenado a 29 anos por dois homicídios, ele estava foragido há três meses.

Além disso, dois estupradores foram capturados nas últimas semanas. R.P.M., condenado a mais de 10 anos por estupro de vulnerável, foi detido no Terminal Vila Prudente, e G.F.M., com pena de oito anos, foi preso no Terminal Parque Dom Pedro II. Ambos foram identificados pelas câmeras e seguem à disposição da Justiça.

Outras prisões recentes incluem um homem flagrado na Rua 25 de Março portando arma e planejando roubos, e um condenado por tráfico de drogas detido em uma escola municipal ao tentar obter documentos. O sistema também foi responsável pela recaptura de criminosos em situações inusitadas, como um foragido abordado enquanto passeava com seu cachorro no bairro Campos Elíseos.

Com o reforço de 4.807 câmeras do setor privado integradas ao sistema, o Smart Sampa consolida-se como uma ferramenta essencial para a segurança pública em São Paulo, ampliando a eficácia no combate ao crime e na localização de foragidos.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.