O Sefras - Ação Social Franciscana, inicia uma nova parceria com a EDP, distribuidora de energia do Vale do Paraíba, para fortalecer o projeto Casa de Clara em Pindamonhangaba, com o objetivo de contribuir e promover um envelhecimento mais ativo, saudável e autônomo para a população idosa da região. Por meio do investimento feito pela EDP, via Fundo do Idoso Municipal, a iniciativa busca qualificar e expandir o atendimento e as oficinas oferecidas para os participantes da Casa de Clara, com uma celebração de lançamento marcada para simbolizar o início desta importante colaboração.
Para Frei José Francisco, diretor presidente do Sefras, existe um grande impacto e propósito na nova parceria: "Não estamos apenas investindo em um espaço físico, mas em uma proposta de vida para cada pessoa idosa que passa por aqui. Queremos proporcionar um ambiente onde eles se sintam acolhidos e valorizados, como parte ativa e essencial da nossa comunidade.” Segundo dados do IBGE, a população idosa brasileira já representa cerca de 15% da população nacional e continua a crescer, projetando que os idosos constituirão quase 30% da população até 2050.
Neste cenário, projetos como a Casa de Clara tornam-se ainda mais fundamentais para garantir um envelhecimento digno e ativo, fortalecendo laços comunitários e combatendo o isolamento social. “Promover ações que contribuam positivamente para a qualidade de vida da população que vive nos nossos territórios de atuação é uma diretriz importante para o cumprimento do nosso papel social. Esta parceria visa fortalecer um espaço relevante de Pindamonhangaba, que é a Casa de Clara, ampliando o acolhimento aos idosos da região”, ressalta Paulo Ramicelli, assessor da diretoria do Instituto EDP.
A Casa de Clara é um espaço que oferece diversas atividades focadas no bem-estar e desenvolvimento integral dos idosos, como yoga, dança circular, artesanato, pilates, jardinagem, música e coral, além de práticas de mística e espiritualidade. Também são promovidas rodas de conversa e atividades voltadas à memória, ritmos e coreografias, visando estimular a mente e o corpo de maneira lúdica e saudável. Com mais de 1.800 refeições oferecidas mensalmente, o projeto se compromete em garantir uma alimentação adequada para seus participantes. Além disso, a Casa de Clara incentiva a participação política dos idosos, promovendo seu engajamento no Conselho Municipal do Idoso (CMI) e no Conselho Municipal de Assistência Social (COMAS), fortalecendo seu papel ativo na sociedade.
Com o apoio da EDP, o projeto agora contará com recursos para a aquisição de materiais pedagógicos, itens de conforto, e o custeio de profissionais administrativos e oficineiros, possibilitando uma melhoria significativa na qualidade e abrangência do atendimento. A iniciativa busca não apenas atender às necessidades básicas, mas promover uma experiência de vida plena e inclusiva para os idosos.
Sobre a EDP South America
O grupo EDP atua em 30 mercados e está presente em quatro regiões, América do Norte, Ásia-Pacífico, Europa e América do Sul. Na América do Sul, atua nos segmentos de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia, bem como no desenvolvimento, construção e manutenção de ativos eólicos, solares e de hidrogênio verde, com ativos no valor de R$ 41 bilhões, o que a torna a segunda maior operação do grupo. A empresa tem mais de 12.000 funcionários diretos e terceirizados. No Brasil, a EDP também oferece soluções energéticas voltadas para o mercado B2B, como geração solar distribuída, mobilidade elétrica e venda de energia no mercado livre. Seu negócio de Distribuição atende a cerca de 3,8 milhões de clientes no estado de São Paulo e no estado do Espírito Santo. Referência em ESG, a EDP foi reconhecida mais uma vez como a empresa de energia elétrica mais sustentável do mundo pelo índice Dow Jones, além de ter sido incluída no Índice de Igualdade de Gênero da Bloomberg. Nos mercados da Europa e da América do Sul - Brasil, Chile e Colômbia - a EDP ganhou o prêmio Top Employer 2024, além de ter sido eleita a empresa mais inovadora do setor elétrico brasileiro pelo Valor Econômico por quatro anos consecutivos.
Sobre o Sefras
Sefras é organização social apartidária e de princípios franciscanos com mais de 23 anos de ação em 17 territórios pelo país. Guiados pelos valores de acolher, cuidar e defender, atende mais de 4 mil pessoas todos os dias, atuando diariamente no combate às violações de direitos e pela inserção econômica e social de populações extremamente vulneráveis: pessoas idosas, migrantes e refugiados, crianças e adolescentes, população em situação de rua e pessoas acometidas pela hanseníase. Também atua na promoção do trabalho decente, em combate ao trabalho análogo à escravidão em grandes metrópoles, na luta contra a fome e pela preservação da Amazônia e defesa intransigente das pessoas e comunidades que a defendem.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
STEFANY IANCA OLIVEIRA DA SILVA
[email protected]