02/12/2024 às 15h24min - Atualizada em 03/12/2024 às 08h03min

Para auxiliar o combate à falsificação de Whey, Brasilata expande investimentos no mercado de suplementos com embalagens inteligentes 

Soluções beneficiam consumidores e marcas que apostam em produtos com valor agregado 

GABRIEL PEREIRA
Créditos: Brasilata

Desde 2022, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tem emitido alertas sobre a crescente falsificação de suplementos alimentares. Em resposta a essa preocupação, a Brasilata, uma fabricante reconhecida por sua inovação em embalagens, anuncia um aumento significativo em seus investimentos no setor de suplementos.  

A empresa está ampliando sua oferta com tecnologias avançadas que permitem às marcas e fabricantes garantir a autenticidade dos produtos. Com suas embalagens inteligentes, a Brasilata proporciona mecanismos eficazes para que os consumidores possam verificar a integridade dos suplementos, reforçando a confiança e segurança no mercado. 

Existem algumas maneiras de garantir a checagem: com Tintas UV Invisíveis que revelam marcas d’agua, números de série mitigando falsificação e facilita rastreabilidade. Ou por meio de QR codes únicos por embalagem para oferecer informações personalizadas aos consumidores e às marcas.  

Tiago Forte, CEO da Brasilata, afirma: "estamos empenhados com a expansão de nossa atuação no mercado de suplementos. A adoção de tecnologias antifraude para nossas latas reflete nosso compromisso com a inovação e a segurança. Este avanço nos permite oferecer uma solução de embalagem que não apenas atende às exigências de conservação, mas que também se destaca pela apresentação premium e personalizada. Acreditamos que nossa experiência e tecnologia contribuirão significativamente para o sucesso dos nossos parceiros neste setor em crescimento." 

Os Qr codes, por exemplo, podem ser usados para rastrear produtos, facilitar logística reversa, fornecer geolocalização, realidade aumentada, gamificação, oferecer promoções personalizadas e facilitar o feedback do cliente. Isso facilita a rastreabilidade e garante que cada item seja identificável de forma única. Os códigos das latas podem ser impressos na embalagem com INNOCAN® (tecnologia patenteada da Brasilata Labs) ou diretamente no aço, à critério de escolha da fabricante.  

A tecnologia INNOCAN™ é uma solução inovadora que atende às demandas de agilidade, eficiência e sustentabilidade na produção de embalagens. Com recursos como dados variáveis, arte exclusiva, códigos QR exclusivos, hiperpersonalização, segurança de embalagem e capacidade de se transformar em uma embalagem inteligente, o INNOCAN™ tem o potencial de revolucionar a indústria de embalagens. 

O mercado de suplementos no Brasil soma mais de 250 marcas distintas em todos os segmentos, sendo as principais: Optimum Nutrition, Atlhetica Nutrition, BodyAction, Nutrilatina, Integralmedica, Probiótica, Max Titanium e Growth. Já as fabricantes mais conhecidas são Arla Foods Ingredients, Carbery Group, Fonterra Co-Operative Group, Hilmar Ingredients e FrieslandCampina.  

No mercado de suplementos alimentares esportivos, as embalagens predominantes são potes e frascos plásticos, stand-up pouches e sachês. No entanto, dentro do segmento de embalagens metálicas, o formato de fechamento PlocOff® se destaca como uma opção premium. Esse modelo utiliza uma tecnologia inovadora que garante vedação hermética e frescor prolongado. As latas com vedação PlocOff® não apenas oferecem uma abertura prática e segura, mas também proporcionam uma apresentação sofisticada e diferenciada. Elas se destacam em comparação com potes plásticos e frascos tradicionais, prolongando a vida útil do produto e atraindo consumidores que valorizam qualidade e valor. 

Para as marcas e envasadores, a lata oferece vantagens incríveis: desde a estanqueidade antes e depois da abertura, passando por uma impressão mais impactante até uma maior facilidade no fechamento e rapidez no envase. Além disso, ela preserva o mesmo processo de produção comparado aos potes e fibralatas, melhorando a operação, e permite diversas opções de tamanhos, capacidades e tipos de fechamento. Em termos de branding, a lata se destaca por ser reutilizável e 100% reciclável, ficando na casa do consumidor por mais tempo. 

Quando olhamos pela ótica da sustentabilidade, uma pesquisa da OLX mostrou que 88% dos participantes preferem empresas sustentáveis, e quase metade deles já abandonou um produto por achar que a marca não apoia essas causas. “O aço é 100% reciclável e pode ser reciclado infinitas vezes sem perder qualidade, reduzindo consideravelmente o impacto ambiental em relação a outros materiais. As latas de aço são leves e compactas, o que diminui os custos de transporte e as emissões de carbono. Escolher embalagens metálicas não apenas garante a melhor preservação dos produtos, mas também promove um futuro sustentável, alinhando nossa missão com práticas ambientais responsáveis,” explica Tiago Forte, CEO da Brasilata. 

 

Brasilata   

A Brasilata é uma das maiores fabricantes brasileiras de embalagens que, por meio de um entendimento profundo das necessidades dos clientes, é responsável pelo fornecimento de soluções inovadoras e sustentáveis para diversas aplicações como tintas, químicos e indústria alimentícia. Possui plantas em São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Recife e Rio Grande do Sul e atua desde 1955. É responsável pela produção de mais de 50 mil toneladas de embalagens ao ano e reconhecida em grandes prêmios por sua cultura inovadora, gestão de pessoas, sustentabilidade e governança.     

Assessoria de imprensa Brasilata  

[email protected]   


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GABRIEL MOREIRA VASCONCELLOS DA COSTA PEREIRA
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