02/12/2024 às 16h24min - Atualizada em 03/12/2024 às 08h01min

Sonho da formação médica torna-se realidade: Unaerp Guarujá forma primeira turma de Medicina

ANA PAULA OLIVA | ASSESSORIA DE IMPRENSA
Ana_Paula_Oliva_Unaerp

Após seis anos de muito estudo, aquisição de habilidades e competências médicas, a Unaerp formou a primeira turma de médicos graduados pela Medicina Guarujá. O sonho da formação médica, iniciado em março de 2019, tornou-se realidade para 26 novos médicos que agora estão aptos a desempenhar seu papel em prol da saúde da população. 

A colação de grau ocorreu no dia 15 de novembro, no Casa Grande Hotel, em Guarujá, sob olhares de familiares e amigos dos formandos, que testemunharam a concretização do sonho: receber o título de graduados em Medicina.

S
onho vivido pela médica Julia Vilela, que veio de Uberlândia (MG) para estudar na Unaerp Guarujá. “Gratidão pelos meus amigos que fiz, que se tornaram uma enorme família pra mim, e também à Unaerp que nos acolheu”. Leonardo Bueno, de Guarujá, pôde realizar este sonho em sua cidade. “Gratidão a Deus, ao esforço de nossos pais, e à universidade por tudo que nos proporcionaram neste período. Vamos levar pro resto de nossas vidas esses seis anos memoráveis”, disse.

O médico Carlos Henrique da Silva Martins, que também é de Guarujá e um dos bolsistas pela Lei Municipal, foi o aluno destaque da turma. “Isto coroa tempos de muito estudo e de muita dedicação. É uma conquista de toda a faculdade, do corpo docente e discente”. Seus pais, Salatiel Carlos Martins e Edilza Ferreira da Silva Martins, vibraram com a indicação. “Agradeço por esta oportunidade dele ter feito o curso de Medicina. Agora, meu filho Carlos é médico”, celebrou a mãe.

Resiliência, gratidão e esperança norteiam os novos médicos, e muita torcida e orgulho dos pais, como o casal Alexandre Esteves da Silva e Mayra Cristina Conti Esteves da Silva, pais do médico Alexandre Esteves Junior. “Ele falou uma vez pra mim, eu vou ser médico e das minhas mãos só morre aquele que Deus tirar. Então agora, chegou o dia dele realizar este sonho. Obrigada Unaerp”, agradeceu a mãe, Mayra Esteves da Silva.

FORMAÇÃO MÉDICA
A Medicina Guarujá  forma médico generalista com a tradição e excelência da qualidade Unaerp, com a metodologia PBL (Problem Based Learning - Aprendizagem Baseada em Problemas), e agrega ao atendimento à população da região. 

A primeira turma da Medicina Unaerp Guarujá recebeu o nome da Profa Elmara Lucia de Oliveira Bonini, e teve como patrono o médico e coordenador do curso, Prof. Dr. Geraldo Magela Nogueira Marques, e como paraninfo, o médico e docente do curso, Prof. Me. Airton Zogaib. 

A solenidade de colação de grau é o rito formal que encerra o curso superior e é requisito obrigatório para emissão do diploma universitário. O reitor da Unaerp, Prof. Dr. Sebastião Sérgio da Silveira, agradeceu aos familiares pela confiança na instituição centenária e cumprimentou os médicos recém formados. “Vocês conquistam hoje algo quase divino: a prerrogativa de salvar vidas, de curar doentes e tirar a dor das pessoas. E isso é extraordinário”, ressaltou o reitor.

A chanceler da Unaerp, Vanessa Bonini Panico, destacou a contribuição para a área da saúde. “A formatura da primeira turma de Medicina da Unaerp Guarujá é a prova de que a perseverança, o propósito, e a contribuição social por meio da Educação Superior podem transformar sonhos em realidades palpáveis”.

A diretora-geral da Unaerp Guarujá, Profa. Dra. Priscilla Bonini Ribeiro, enfatizou que a colação traduz o sonho da instituição em oferecer a formação médica e contribuir com o atendimento na área de saúde pública na Baixada Santista, e ocorre em um momento importante: o centenário da Unaerp e a conquista do conceito máximo da  Medicina Guarujá pelo Ministério da Educação. “Nossa missão era prepará-los para enfrentar a vida, vencendo cada desafio com ética e responsabilidade social. Desejo que ultrapassem as barreiras, e sigam garantindo o acesso das pessoas à saúde, sendo instrumentos de cura. Agradeço ao fundador do campus, o saudoso Dr Evandro Alberto de Oliveira Bonini, e à professora Elmara Lucia de Oliveira Bonini, por me permitirem fazer parte deste sonho”, enfatizou Priscilla Bonini. 

O médico cirurgião e coordenador da Medicina Guarujá, Prof. Dr. Geraldo Magela Nogueira Marques, ficou emocionado por formar a primeira turma de médicos do campus, em uma sinergia com o corpo docente e instituição. “Foram seis anos de trabalho incessante, com muito apoio da universidade. Sou muito grato a eles, e muito grato aos meus alunos, que com muito estudo e resiliência, chegaram a este momento memorável de receberem o diploma”.

O  paraninfo da turma, médico Prof. Me. Airton Zogaib, compartilhou com os novos médicos reflexões e vivências da carreira profissional que agora eles iniciam. “A Medicina transcende o ato de cuidar. Ela se revela no olhar compreensivo, na palavra de conforto e no toque de transmitir esperança”, assinala Zogaib.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Ana Paula de Oliveira Oliva
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.