Portinari: Arte Sacra
Exposição propõe imersão no sagrado e oferece oficinas gratuitas
RICHARD NOVAES
02/04/2025 13h00 - Atualizado há 20 horas
Crédito Acervo Portinari
A Galeria de Artes Gilda Queiroz amplia a programação da exposição Portinari: Arte Sacra, com a realização de oficinas de pintura e desenho. As atividades gratuitas ocorrem nos dias 15, 16 e 24 de abril, conduzidas pelos artistas Rafael Abreu e Diogo Duar, proporcionando ao público infantil e adulto uma experiência imersiva no universo de Candido Portinari.
A exposição, que integra a programação oficial do Minas Santa 2025, programa do Governo de Minas Gerais que transforma o estado em um grande destino de fé, arte e natureza, também reforça o convite ao público para visitar sua sala especial dedicada à Paixão de Cristo. Em sintonia com as celebrações da Semana Santa, a mostra proporciona uma oportunidade singular de contato com a expressividade e a força simbólica das obras sacras de Portinari.
"A exposição tem sido uma experiência única de conexão entre arte e espiritualidade. Com a proximidade da Semana Santa, queremos reforçar esse convite ao público, destacando a riqueza simbólica das obras da Paixão de Cristo. Além disso, as oficinas oferecem uma oportunidade especial para que crianças, adultos e artistas mergulhem no universo de Portinari, experimentando sua técnica e sensibilidade. É um privilégio integrar o programa Minas Santa 2025 e contribuir para essa celebração cultural e religiosa”, conta a curadora da mostra Simone Von Randaw.
Oficinas Gratuitas Oficina de Pintura – com Rafael Abreu
Datas e horários: • 15/04/2025 – 10h às 11h30
• 16/04/2025 – 14h às 15h30
Público: infantil
Local: Galeria de Artes Gilda Queiroz (rua Manaus, 52, Sala 303, São Lucas, Belo Horizonte – MG)
Descrição: a oficina propõe uma vivência lúdica e criativa sobre a origem da Igrejinha da Pampulha, explorando sua história e legado sob a perspectiva da arte. As crianças poderão reinterpretar os traços de Oscar Niemeyer, utilizando papelão como suporte para as pinturas, em uma abordagem que também destaca a sustentabilidade. "Uma experiência lúdica e criativa sobre a origem da Igrejinha da Pampulha. Um mergulho na história com liberdade e imaginação para conversar com a criação deste lindo monumento da arquitetura internacional", destaca o artista Rafael Abreu.
Oficina de Desenho – com Diogo Duar
Data e horários: 24/04/2025
• Turma I: 14h30 às 17h30
• Turma II: 18h30 às 21h
Público: adulto e artistas
Local: Galeria de Artes Gilda Queiroz (rua Manaus, 52, Sala 303, São Lucas, Belo Horizonte – MG)
Descrição: A partir da observação das obras sacras de Portinari em exposição, a oficina propõe exercícios de desenho livre inspirados nas linhas e traços característicos da estética portinariana. Os participantes vão explorar aspectos do processo criativo do artista, com ênfase na construção de obras sacras.
Visitação à exposição A exposição Portinari: Arte Sacra segue aberta ao público e ganha destaque especial durante a Semana Santa, momento propício para contemplar as obras de inspiração religiosa do artista. A mostra reúne peças emblemáticas de Portinari, incluindo a sala dedicada à Paixão de Cristo, oferecendo uma experiência única de reflexão e conexão com a arte sacra.
Mais detalhes sobre a programação estão disponíveis no site oficial da exposição e na plataforma do programa Minas Santa 2025.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Richard Gabriel Rosa Novaes
[email protected]