Abepam e ABCR lançam campanha de incentivo ao uso de tags de pagamento automático nas rodovias brasileiras

Associações promovem os benefícios do pagamento automático, como economia de tempo, fluidez e descontos em pedágios

PRISCILLA NATALE
28/11/2024 10h31 - Atualizado há 4 meses

Abepam e ABCR lançam campanha de incentivo ao uso de tags de pagamento automático nas rodovias brasileiras
Abepam
A Abepam (Associação Brasileira de Pagamento Automático para Mobilidade), que reúne as empresas ConectCar, Taggy (Greenpass), Move Mais, Sem Parar e Veloe, e a Melhores Rodovias do Brasil – ABCR lançam hoje, em âmbito nacional, uma campanha de conscientização sobre o uso de tags de pagamento automático nas rodovias brasileiras. Com a expansão do sistema free flow (pedágio eletrônico sem cancelas) pelo país, que permite a passagem direta pelos pedágios, as associações buscam informar e sensibilizar os motoristas sobre as vantagens de utilizar esses dispositivos, que já são aceitos em todos os pedágios tradicionais e em diversos outros estabelecimentos, como estacionamentos e drive-thrus.

Atualmente, mais de 12 milhões de tags de pagamento automático estão em uso no Brasil. Esse número representa uma grande adesão dos motoristas ao sistema, mas a expectativa é de um crescimento ainda maior nos próximos anos. Um levantamento da Abepam projeta que, com a expansão do sistema free flow e as novas concessões de rodovias, o uso de tags poderá atingir 20 milhões de dispositivos ativos em até três anos.


Com mensagens como “Ganhe tempo com pagamento automático” e “Diga adeus às filas no pedágio”, a campanha destaca os principais benefícios do uso de tags, como conveniência, segurança, economia de tempo e maior fluidez nos pedágios. Além disso, ao evitar paradas e acelerações frequentes nas praças de pedágio convencionais, o sistema contribui para a redução das emissões de poluentes. As peças da campanha serão divulgadas nas redes sociais das associações, e nos canais digitais e rodovias das concessionárias associadas à Melhores Rodovias do Brasil – ABCR, visando alcançar motoristas de todo o país e incentivá-los a adotar as tags.

“O pagamento automático transforma a experiência dos motoristas, oferecendo vantagens significativas para a mobilidade. As tags vão muito além do pagamento de pedágios, e proporcionam praticidade e conveniência para quem busca simplificar o dia a dia nas estradas e em áreas urbanas. Com a cobrança automática, os motoristas evitam filas nas praças de pedágio convencionais e não precisam se preocupar com pagamentos posteriores nas rodovias que já operam com o sistema free flow”, afirma André Turquetto, presidente da Abepam e CEO da Veloe. Ele acrescenta que a parceria com a Melhores Rodovias do Brasil – ABCR reforça o compromisso das duas associações em promover soluções que beneficiam motoristas, concessionárias e o meio ambiente.

Para apoiar a divulgação, as associações disponibilizarão um pacote com peças digitais e físicas, além de um vídeo institucional, que estarão à disposição das concessionárias interessadas em promover a campanha. Para mais informações sobre esses materiais, as concessionárias poderão entrar em contato diretamente com as associações.

Além de serem aceitas em 100% das rodovias pedagiadas do país, as tags também são válidas em mais de 10 mil estabelecimentos, como estacionamentos, drive-thrus e postos de combustíveis. Elas oferecem ainda benefícios financeiros, como descontos automáticos de 5% por meio do Desconto Básico de Tarifa (DBT) em 27 rodovias federais e 58 estaduais, além de descontos progressivos que podem chegar a 96% em 24 praças federais e 55 estaduais, por meio do Desconto de Usuário Frequente (DUF).
 

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PRISCILLA LORENA NATALE BORTOLASSI
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