27/11/2024 às 15h06min - Atualizada em 28/11/2024 às 08h02min

ARTIGO: Diferencias da EAD e semipresencial em um mercado competitivo

Por Cristiane Hoffmann Moreira, diretora da Faculdade Anhanguera de Rio Grande e doutora em educação

DEIWERSON DAMASCENO
Divulgação
 


 
A Educação a Distância (EAD) e o semipresencial tem se destacado como uma das principais alternativas para quem busca crescimento acadêmico e profissional. Enquanto os cursos EAD são 100% on-line, os semipresenciais combinam elementos da EAD e do ensino presencial. Nessa modalidade, a maior parte do conteúdo e das aulas é oferecida por meio de plataformas digitais, permitindo que os alunos estudem de forma autônoma, em qualquer lugar e horário. Todavia, os encontros presenciais ocorrem em dias específicos e podem incluir aulas práticas, provas, apresentações de trabalhos ou atividades em grupo.
 

Em um mercado de trabalho cada vez mais exigente, essas modalidades se apresentam como soluções práticas e eficientes. A flexibilidade, acessibilidade e relevância dos cursos à distância e semipresenciais se tornam uma poderosa ferramenta para a qualificação em um cenário competitivo.
 

Segundo dados do Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a parcela de estudantes do Ensino Superior na modalidade de educação a distância (EAD) cresce a cada ano no Rio Grande do Sul. Em 2023, 58,3% (343.209) dos universitários gaúchos estavam matriculados em cursos ministrados de forma remota. Essa é a segunda maior porcentagem registrada entre os Estados, atrás de Santa Catarina, com 59,2% (274.240). E em 2024, esse número tende a ser a crescer.
 

O RS é o Estado em que essa parcela de estudantes mais cresceu nos últimos 10 anos. De 2014 para 2023, foi registrado um aumento de 39,6 pontos percentuais entre os universitários gaúchos que estudam de forma remota.
 

Um dos grandes atrativos desses cursos é a capacidade de adaptar o aprendizado às diferentes rotinas de seus alunos. Pessoas que já trabalham, cuidam da família ou possuem outros compromissos podem organizar seus horários de estudo de forma independente. Ao eliminar a necessidade de deslocamento para instituições físicas, a EAD abre portas para estudantes que vivem em regiões afastadas ou têm dificuldade de acesso ao ensino presencial. Assim, ela contribui para a democratização da educação, alcançando pessoas de diversas realidades e promovendo maior equidade no acesso ao conhecimento.
 

Outro benefício importante está na variedade de cursos disponíveis. A EAD e o semipresencial abrangem desde formações técnicas e profissionalizantes até graduações, em todas as áreas, e especializações, permitindo que cada indivíduo escolha um programa alinhado aos seus interesses e objetivos. Esses cursos são atualizados constantemente para atender às demandas do mercado, abordando áreas emergentes como tecnologia, gestão ágil e marketing digital, Biomedicina. Dessa forma, os estudantes têm a oportunidade de aprender competências que são altamente valorizadas por empregadores, aumentando suas chances de se destacar profissionalmente.
 

A organização, a disciplina e a capacidade de aprender de maneira autônoma são competências essenciais no ambiente de trabalho atual. Além disso, ao utilizar plataformas digitais, os alunos tornam-se mais familiarizados com ferramentas tecnológicas, um diferencial indispensável em um mundo cada vez mais conectado. 
 

Por fim, a EAD e o semipresencial não apenas beneficiam os alunos individualmente, mas também promove uma interação enriquecedora entre pessoas de diferentes contextos. Além disso, ao oferecer recursos inclusivos, como materiais acessíveis para pessoas com deficiência, a EAD e o semipresencial ampliam ainda mais seu impacto, garantindo que mais pessoas possam se beneficiar dessas modalidades.
 

Diante dessas vantagens, a EAD e do semipresencial se consolida como uma opção estratégica para quem deseja se destacar no mercado de trabalho que está cada vez mais competitivo. Assim, investir na Educação a Distância é investir em um futuro de sucesso, onde o aprendizado contínuo se torna a chave para alcançar novos patamares profissionais.
 
 
Sobre a Anhanguera – Fundada em 1994, a Anhanguera oferece para jovens e adultos uma infraestrutura moderna, ensino de excelência e um portfólio diversificado com mais de 47 cursos de graduação presenciais, 43 semipresenciais e 96 na modalidade a distância, além de pós-graduações, cursos livres, profissionalizantes, técnicos, EJA e preparatórios, com destaque para o Intensivo da OAB. Pertencente à Cogna Educação, o mais diversificado e maior grupo educacional do país, a marca está presente em mais de 106 unidades e 1.698 polos em todos os estados brasileiros, atendendo a milhares de alunos por meio de professores especialistas, mestres e doutores. Com o conceito lifelong centric, centrado na aprendizagem em todas as fases do aluno, 91% das instituições possuem notas 4 ou 5 no MEC. Para mais informações das soluções educacionais, acesse o site e o blog.
 

Assessoria de imprensa - Anhanguera
 Deiwerson Damasceno e Carolina Pinho
 [email protected][email protected]

(11) 98455-3620 e (11) 99241-7657
 
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
DEIWERSON DAMASCENO DOS SANTOS
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.