27/11/2024 às 09h09min - Atualizada em 27/11/2024 às 09h09min
Bases Comunitárias da PM reforçam segurança no centro de SP
Com investimento de R$ 1 milhão, unidades da PM já apresentam queda nos índices criminais e ampliam apoio à população em áreas estratégicas da capital.
Redação - Itaquera em Notícias
Informações: Agência SP (GOV.SP)
Divulgação / Agência SP (GOV.SP) Três novas Bases Comunitárias da Polícia Militar foram inauguradas nesta terça-feira (26) no centro de São Paulo, localizadas na avenida Paulista, Praça 14 Bis (Bela Vista) e Liberdade. O Governo de São Paulo investiu R$ 1 milhão no projeto, que integra a estratégia de revitalização do centro, oferecendo maior segurança à população.
O secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite, destacou que as unidades servem como ponto de apoio para policiais e cidadãos, oferecendo suporte para registro de boletins de ocorrência e outras orientações. A primeira base foi implantada na Praça da Luz, e outras cinco estão previstas para serem instaladas na região, com os locais escolhidos com base em estudos de criminalidade.
Essas estruturas, construídas a partir de contêineres, contam com alojamento, copa e áreas de atendimento, além de serem sustentáveis. Cada base comporta 16 policiais e duas viaturas, reforçando a sensação de segurança e reduzindo os índices criminais, como afirmou a coronel Rosemeire Vitonto dos Santos, do 7° BPM/M.
Os impactos já são visíveis. Dados recentes apontam queda de 13% nos roubos e 14,2% nos furtos gerais entre junho e agosto na área da Praça 14 Bis e avenida Paulista. Na Liberdade, a redução nos roubos gerais foi de 14%, sem registros de latrocínios ou roubos a banco no período.
A iniciativa é considerada um marco na segurança pública, com as novas bases atendendo demandas antigas da comunidade e ampliando o alcance das forças policiais em áreas de alta circulação.