Porto Alegre, novembro de 2024 - Durante o mês de novembro, em homenagem ao Dia da Consciência Negra, o Projeto Tribos Capoeira II, da Parceiros Voluntários, organização da sociedade civil com a missão de ampliar o conhecimento sobre cultura de voluntariado no Brasil, promove ações especiais para fortalecer a capoeira como ferramenta de combate ao racismo e como símbolo de resistência e patrimônio cultural do povo negro. Patrocinado pela BB Seguros, o projeto oferece aulas gratuitas de capoeira durante 8 meses para 120 adolescentes do ensino fundamental e médio das escolas públicas de Porto Alegre, realizadas na Fundação Pão dos Pobres – uma instituição que, há 129 anos, transforma a vida de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade.
O objetivo do projeto é utilizar a capoeira como uma ferramenta educacional, promovendo o desenvolvimento de competências socioemocionais e incentivando o protagonismo juvenil entre os participantes. As aulas ocorrem no contraturno escolar, duas vezes por semana, proporcionando aos jovens a oportunidade de se engajar em atividades que contribuem para sua formação integral. “A capoeira, além de ser uma expressão cultural rica, também é uma prática que ensina valores como respeito, disciplina e cooperação, e que, neste mês, ganha ainda mais relevância como símbolo de resistência e de combate ao racismo. As atividades do projeto já começaram e a expectativa é que, ao longo dos meses, os adolescentes desenvolvam não apenas habilidades relacionadas à capoeira, mas também um maior entendimento sobre seu papel na sociedade e na luta pela igualdade racial”, explica Lorena Nascimento, gestora do projeto.
Além das aulas de capoeira, o projeto conta com oficinas temáticas que abordam tópicos essenciais para o desenvolvimento pessoal e social dos adolescentes, como seus projetos de vida; relacionamento e empatia; liderança e responsabilidade social individual.
Ao longo do projeto, os alunos formarão suas TRIBOS e, no último mês de atividades, desenvolverão um Projeto Social. Nessa fase, cada grupo será incentivado a identificar problemas em suas comunidades e trabalhará em soluções que possam trazer impactos positivos. “Essa experiência prática ajudará os adolescentes a aplicar o que aprenderam durante as aulas e oficinas, promovendo uma maior conexão com o seu entorno e um senso de responsabilidade social”, complementa Lorena.
O projeto Tribos Capoeira II conta com o patrocínio da BB Seguros, que já apoiou mais de 65 iniciativas por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, impactando mais de 210 mil pessoas. “Para nós, investir em atividades esportivas é mais que um patrocínio; é um compromisso com a inclusão social e a formação de cidadãos. Esse projeto, que atende crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, reflete nossa missão de cuidar e proteger pessoas, promovendo oportunidades de desenvolvimento e transformação”, destaca Luciana Garrone, Gerente de Marketing Institucional e Mercadológico da Brasilseg, uma empresa BB Seguros.
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THAÍS BITTENCOURT JACINTO
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