21/11/2024 às 08h03min - Atualizada em 21/11/2024 às 08h03min
Prefeitura de SP renomeia creche em homenagem a Dandara dos Palmares no Dia da Consciência Negra
Unidade no bairro da Luz celebra a resistência negra e reforça compromisso com a educação antirracista; evento destacou ações da capital no combate ao racismo.
Redação - Itaquera em Notícias
Informações: Prefeitura de São Paulo
Divulgação / Prefeitura de São Paulo A Prefeitura de São Paulo renomeou o CEI Ponte Pequena, no bairro da Luz, para CEI Dandara dos Palmares, em cerimônia no Dia da Consciência Negra (20). Dandara, esposa de Zumbi dos Palmares, foi uma figura emblemática da resistência negra contra a escravidão. A creche, com 93 vagas, é a 17ª unidade municipal a receber o nome de uma personalidade negra e segue o “Currículo da Cidade: Educação Antirracista”.
Durante o evento, o prefeito Ricardo Nunes destacou o exemplo da capital no combate ao racismo e na valorização da cultura afro-brasileira. Ele citou ações como os 11 Centros de Promoção da Igualdade Racial e o selo de igualdade racial, além da instalação de monumentos em homenagem a figuras negras, como Carolina Maria de Jesus e Geraldo Filme.
A renomeação foi elogiada por lideranças como o secretário Fernando Padula e o reitor da UniPalmares, José Vicente, que enfatizaram o papel da educação antirracista na formação de uma sociedade mais igualitária. "Não basta ser contra o racismo, é preciso ser antirracista", reforçou a diretora da creche, Claudia Almeida.