19/11/2024 às 13h22min - Atualizada em 21/11/2024 às 08h01min
Novembro azul | Um novo olhar para a saúde masculina
No mês dedicado à prevenção do câncer de próstata, Juliana Romantini reforça o papel da atividade física e de práticas de mindfulness na busca por uma vida mais longeva e saudável
LILáS COMUNICAçãO
Divulgação De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA/Dados 2023), o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre os homens no Brasil, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Estima-se que um em cada seis homens será diagnosticado com a doença ao longo da vida. No Novembro Azul, mês dedicado à prevenção do câncer de próstata, Juliana Romantini – treinadora corpo & mente, especialista em Mindfulness, habilitada em Medicina do Estilo de Vida por Harvard e criadora do método Prática Integral – destaca não apenas a importância dos exames preventivos, mas também o papel dos hábitos saudáveis na saúde masculina, que, comprovadamente, ajudam a reduzir o risco da doença, além de promover o bem-estar geral. Segundo ela, a atividade física surge como um dos principais pilares para a saúde integral do homem. “Estudos demonstram que 150 minutos de atividade física moderada por semana podem diminuir em até 30% o risco de desenvolvimento de tumores malignos. Pequenas caminhadas, musculação e exercícios cardiovasculares, por exemplo, melhoram a circulação sanguínea e fortalecem o coração, ajudando também a proteger a saúde da próstata”, comenta Romantini. A especialista explica que o exercício regular potencializa o sistema imunológico e equilibra o metabolismo, fatores essenciais na prevenção do câncer e de outras condições crônicas que afetam o organismo. Ao se movimentar, o corpo libera substâncias, como as endorfinas, que têm efeito analgésico e de bem-estar, e as citocinas anti-inflamatórias, proteínas que ajudam a reduzir a inflamação, condição que tem sido associada ao desenvolvimento de vários tipos de cânceres. Ela também lembra que o estresse é um inimigo silencioso que pode agravar diversos problemas de saúde, inclusive o câncer. “Práticas como o Mindfulness, ou atenção plena, permitem uma conexão mais profunda com o próprio corpo e ajudam os homens a identificar padrões de estresse e ansiedade, de modo que possam lidar com eles de maneira saudável, reduzindo o impacto dessas emoções no organismo. E bastam apenas alguns minutos de respiração lenta e profunda para obter efeitos positivos, como a diminuição da tensão muscular e da pressão arterial, fatores que, em longo prazo, também contribuem para a saúde da próstata e do coração”, acrescenta. Dicas práticas – Para ajudar nessa jornada, Romantini compartilha algumas dicas práticas para cuidar da saúde e reduzir os riscos de câncer de próstata: - Mova-se regularmente: Pratique pelo menos 150 minutos de atividade física por semana, entre caminhadas, corridas leves, musculação ou atividades que envolvam resistência e flexibilidade.
- Respire e pratique o mindfulness: Dedique pelo menos dez minutos do seu dia à prática de respiração profunda. Inspire lentamente pelo nariz, segure por alguns segundos e expire pela boca. Essa prática simples contribui para a redução do estresse e melhora a capacidade de concentração.
- Alimente-se bem. Opte por alimentos frescos e ricos em antioxidantes, como frutas vermelhas, vegetais verdes e alimentos ricos em ômega-3 (como peixes e oleaginosas).
- Cuide do sono: Tente manter uma rotina de sono regular, com pelo menos 7 horas por noite. Um sono de qualidade fortalece o sistema imunológico.
- Não ignore os exames: Os exames preventivos continuam sendo indispensáveis. Consultar o médico regularmente é fundamental para a detecção precoce do câncer de próstata.
Com essas orientações, Juliana Romantini convida os homens a aproveitar o Novembro Azul para cultivar um novo olhar sobre o autocuidado. “Ao adotar hábitos saudáveis, os homens podem aumentar não só sua expectativa de vida, mas também a qualidade dela, tornando-se protagonistas de sua própria saúde”, destaca. Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
HELENA MIRI AKIKUSA
[email protected]