O Circuito Nelore de Qualidade bateu um novo recorde, com a avaliação de 3.769 animais, ocorrida em Barra do Garças (MT) entre 17 e 19 de outubro, na unidade local do frigorífico Friboi. Trata-se da maior quantidade de carcaças já analisadas em uma mesma etapa desde que os abates começaram, em 1999. O recorde anterior pertencia a Diamantino, também no Mato Grosso, que teve a inscrição de 3.354 bovinos em 15 e 16 de outubro.
O evento barra-garcense representou a 22ª etapa nacional do circuito e foi promovido pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) em parceria com a Associação dos Criadores de Nelore do Mato Grosso (ACNMT) e a Friboi, contando ainda com o apoio da Matsuda Sementes e Nutrição Animal.
“O maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo obteve dois recordes seguidos, o que representa não apenas a força do gado Nelore nas fazendas, mas o comprometimento dos pecuaristas com a padronização dos rebanhos e a elevação da qualidade da carne que produzem. É motivo de orgulho para nossa associação, que há sete décadas se dedica ao melhoramento da espécie e da proteína que resulta de sua criação, sendo responsável por alimentar o país e o mundo”, destaca Victor Miranda, presidente da ACNB.
Do total de animais avaliados em Barra do Garças, 2.730 eram machos não castrados, sendo 22 lotes terminado em confinamento e um a pasto. Já as 1.039 fêmeas inscritas na etapa estavam distribuídas em sete lotes de confinamento. Ao todo, participaram 18 pecuaristas, com 30 lotes de animais provenientes de propriedades de 10 municípios diferentes.
Melhor lote de carcaças de machos
Entre os machos avaliados, 81,5% apresentaram até dois dentes incisivos permanentes, o que indica que tinham cerca de 2 anos de idade. Ainda, 46% possuíam dentição de leite completa, indicando menos de 2 anos. O peso médio foi de 22 arrobas.
Os prêmios de melhor lote de carcaças de machos foram distribuídos da seguinte forma: a Medalha de Ouro ficou com a Agropecuária Roncador Ltda. (Querência/MT); a Medalha de Prata, com Maristela Rosa Valim de Noronha, da Fazenda Jacarandá (Araguaiana/MT); e a Medalha de Bronze, com André de Moraes Zucato, da Fazenda Vila Rica (Pedra Preta/MT).
Além disso, a Medalha de Ouro de Melhor Lote de Carcaças de Machos Terminados em Pastagens foi atribuída a Aélcio Arruda de Moraes, da Fazenda Santa Cruz da Serra (Barra do Garças/MT).
Melhor lote de carcaças de fêmeas
Entre as fêmeas avaliadas, 89,5% apresentaram até dois dentes incisivos permanentes, indicando que tinham cerca de 2 anos de idade, sendo que 62% desses animais possuíam dentição de leite completa, indicando menos de 2 anos. O peso médio das fêmeas foi de 18 arrobas – e 90% dos animais apresentaram cobertura de gordura mediana.
A Medalha de Ouro foi conquistada pela Agropecuária Roncador Ltda., da Fazenda Roncador (Querência/MT), a Medalha de Prata ficou com Sebastião Edson Savegnago, da Fazenda Santa Mariana (Araguaiana/MT), e a Medalha de Bronze foi atribuída a Rodrigo da Silva dos Reis, da Fazenda Estância Bahia II (Água Boa/MT).
Calendário
As próximas etapas do Circuito acontecem nas seguintes datas:
Circuito Nelore de Qualidade
Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética Nelore, contribuindo para a evolução da raça e seu posicionamento como produtora de carne de qualidade. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.
Promovido desde 1999 no Brasil, o Circuito conta com apoio de Friboi, Frisa, Fribal, Masterboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal. Na Bolívia, a iniciativa tem apoio do frigorífico local Fridosa e é organizada em conjunto com a Asocebu. No Paraguai, a organização é da Associação Paraguaia dos Criadores de Nelore com o apoio do Minerva Foods. O Circuito Nelore de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.
SOBRE A ACNB
A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) é a entidade de âmbito nacional que representa criadores da raça de todo o país. Fundada há 70 anos, a ACNB se dedica ao fomento, defesa e valorização do Nelore, contribuindo para a seleção zootécnica e a produção de carne bovina de qualidade. Para isso, valoriza a genética superior, o manejo sustentável e o bem-estar animal. Entre outras iniciativas, a ACNB promove o Circuito Nelore de Qualidade, os Rankings Nacionais (Nelore, Nelore Mocho e Nelore Pelagens) e a oficialização de leilões da raça. O Nelore é a raça mais importante da pecuária brasileira, representando cerca de 80% do rebanho de corte nacional. Para mais informações, acesse www.nelore.org.br e acompanhe a associação no Instagram e no Facebook.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
GRAZIELE CRISTINE DIAS DE OLIVEIRA
[email protected]