19/11/2024 às 16h48min - Atualizada em 20/11/2024 às 00h05min

Em iniciativa inédita, influenciadores de Monte Verde (MG) se unem para divulgar Natal nas Montanhas e impulsionar turismo

Ação é promovida por seis perfis, que somam mais de 1 milhão de seguidores; média diária de público é de 35 mil pessoas no primeiro final de semana do evento

RAFAEL FRANCO
Divulgação/MOVE

Novembro, 2024 – A edição de 2024 do “Natal Cultural nas Montanhas, Contando Histórias”, de Monte Verde (MG), começou na última sexta-feira, no feriado da Proclamação da República, e o tradicional destino do Sul de Minas ficou repleto de turistas ao registrar uma média diária de 35 mil pessoas entre a data da abertura e o último domingo, de acordo com informação da Secretaria de Turismo de Camanducaia e da MOVE (Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região), realizadores do evento. E colaborou para o expressivo número de visitantes uma ação inédita no vilarejo mineiro, onde os seis principais influenciadores e criadores de conteúdos locais juntaram forças para promover uma divulgação unificada da festividade, que contará com mais de 50 atrações culturais gratuitas e irá até o dia 2 de fevereiro de 2025. 

As páginas  visite.monteverde move.monteverde monteverdevipmonteverdeoficial monteverde.brasil mkt.socialize somam, juntas, mais de 1 milhão de seguidores em seus perfis no Instagram e, ao invés de se isolarem como concorrentes na internet, resolveram se unir para uma parceria que não foi fechada só para este Natal, mas também a longo prazo, visando fortalecer o turismo local como um todo, colaborando para propagar os atrativos do destino e consequentemente ajudando a movimentar a economia do distrito.

A importância da união em prol de uma divulgação mais ampla do evento e da localidade é exaltada por Rebecca Wagner, presidente da MOVE. “Conseguimos juntar as principais redes sociais de Monte Verde no Instagram para fazer a cobertura do Natal nas Montanhas. E isso é inédito, pois, normalmente, as páginas são concorrentes umas das outras. Com essa atuação conjunta, conseguimos ampliar nosso alcance”, destaca a líder da entidade. O resultado foi percebido pelo setor de hospedagens, que registrou 100% de ocupação já no primeiro final de semana, cenário que deve se repetir até o término deste ano nos hotéis e pousadas do vilarejo mineiro.

Bruno Rosa, secretário de Turismo de Camanducaia, ressaltou, em uma postagem conjunta das seis redes sociais envolvidas nesta iniciativa, o marco histórico que representa essa inédita estratégica de comunicação para o distrito. “Iniciaremos uma parceria para a promoção do destino de forma unificada e vamos começar a partir do Natal nas Montanhas, um evento que veio para ficar e cresce a cada ano. Estaremos juntos para trazer mais turistas e gerar emprego e renda a todos, para o seu hotel, o seu restaurante e a sua loja, e será um prazer enorme trabalharmos unidos para ajudar a crescer ainda mais esse ‘destino que abraça’, que é Monte Verde”, enfatizou o secretário, citando o tema da festividade e slogan do distrito, em um vídeo no qual aparece ao lado dos líderes dos perfis que promovem a ação.

O Natal nas Montanhas deste ano conta com um investimento de mais de R$ 2 milhões e é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura, além de receber apoio e patrocínio de empresários da região. Com apresentações promovidas pela Arteris, tem como patrocinadores a Companhia Melhoramentos Florestal, o Bradesco, a Copasa, a Energisa, o Grupo Passalaqua e a RDP Pontua, além de possuir diversos apoiadores, como o Sebrae, a Associação Comercial de Monte Verde, o Sindicato Patronal Serras Verdes, a Rede Dom Pedro, a Bauducco e a Home Fibra.

Força das redes sociais no turismo 

O poder das redes sociais para aumentar a visibilidade e ampliar o potencial turístico das localidades é inquestionável. Uma pesquisa inédita, divulgada pelo Ministério do Turismo neste ano e que contou com a participação de 2.029 pessoas a partir de 16 anos, dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal, apontou que 47% dos entrevistados elegeram as redes sociais como fonte mais relevante na busca por informações sobre os destinos. Esse ambiente comum da internet ficou logo à frente dos amigos e familiares, com 45% da preferência dos participantes do estudo como primeira opção para dicas ou conselhos antes de ir viajar, enquanto apenas 22% disseram que recorrem inicialmente às agências de viagens e a operadores turísticos na hora de planejar uma viagem.

Esse levantamento, chamado de “Tendências de Turismo”, foi realizado pelo Instituto de Pesquisa de Reputação e Imagem (IPRI), da FSB Holding, e levou em consideração a distribuição proporcional da população brasileira de acordo com sexo, idade, região, nível de escolaridade e faixa de renda.

Já um outro estudo recente, produzido pelo laboratório de inteligência de mercado em viagens TRVL Lab para o Sebrae e com foco específico no turismo de experiências, aplicou um questionário online a 902 viajantes brasileiros de todas as regiões do país e, entre os diversos dados coletados nesta amostragem, constatou que 31,31% dos cidadãos ouvidos responderam que levam em conta os posts e comentários de pessoas conhecidas em redes sociais para tomar decisões em relação às escolhas feitas para as suas viagens. 

A pesquisa também indicou que 36% dos entrevistados descobriram por meio desse mesmo modelo de plataforma popular da internet sobre as experiências (passeios, atividades, atrações e eventos) ligadas a um determinado destino buscado. E o Instagram foi citado pela maioria dos participantes como o principal canal usado para alcançar essas informações antes de organizar uma viagem.

Para completar, o estudo ainda destaca que 85% dos chamados Millennials, termo usado para designar a geração das pessoas nascidas entre o início da década de 1980 e o fim da primeira metade da década de 1990, usam as mídias sociais para definir o planejamento dos programas antes de viajar. Essa alta porcentagem reflete um novo perfil emergente do turista brasileiro, que não utiliza essas redes de relacionamento apenas para o entretenimento, mas também como ferramenta para fazer compras e fechar roteiros para os passeios.   


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RAFAEL GRANATO VALIN FRANCO
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