O grupo de pesquisa “Tecnologias da comunicação e formação em jornalismo”, do Centro Universitário Internacional Uninter, sob a coordenação do professor doutor Guilherme Carvalho, venceu a categoria pesquisa aplicada no Prêmio Adelmo Genro Filho, da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) com o trabalho intitulado “OPAjor: plataforma de publicações de pesquisa aplicada em Jornalismo no Brasil”.
A premiação reconhece a excelência de trabalhos acadêmicos voltados para o estudo do jornalismo no Brasil e foi concedida graças à plataforma OPAJor. É a primeira vez que uma instituição de ensino superior privada EAD recebe essa premiação da SBPJor. O projeto vencedor teve início em 2022 e reúne a participação de professores e estudantes da Uninter, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e da Universidade de Coimbra, representando uma conquista significativa para as universidades participantes. Este reconhecimento no principal prêmio acadêmico nacional em jornalismo é um marco importante.
Um dos destaques do trabalho foi a apresentação da plataforma OPAJor, desenvolvida pelos professores Alexsandro Teixeira Ribeiro e Guilherme Gonçalves de Carvalho, da Uninter, juntamente com o professor João Figueira, da Universidade de Coimbra. A plataforma originou um observatório da pesquisa aplicada em jornalismo no Brasil,
que visa investigar a relação entre a formação de futuros jornalistas e o uso de ferramentas das Tecnologias da Informação em Comunicação (TICs), tendo em vista a intensificação do seu uso no cotidiano profissional. Isso preenche uma lacuna identificada pelos pesquisadores quanto ao mapeamento de pesquisas aplicadas na área. “É uma grande honra receber esse que é o principal prêmio acadêmico nacional em jornalismo. Isso prova que estamos no caminho certo quando se diz respeito à divulgação desse tipo de pesquisa que é indispensável na nossa área”, ressalta Guilherme Carvalho, coordenador do projeto.
A plataforma OPAJor oferece um sistema de busca de publicações, com foco em pesquisas realizadas entre 2010 e 2023. A base de dados contempla 84 revistas científicas, 64 programas de pós-graduação e cinco eventos científicos nas áreas de Jornalismo e Comunicação. Até o momento, foram cadastradas mais de 120 produções, categorizadas por autoria, ano, localização, instituição e tipo de pesquisa.
O trabalho é fruto de uma colaboração contínua entre as instituições envolvidas, contando com o apoio da Uninter, da UEPG e da Universidade de Coimbra, visando fortalecer o campo do jornalismo através de pesquisas aplicadas e oferecer uma ferramenta valiosa para profissionais e acadêmicos da área.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
JULIA CRISTINA ALVES ESTEVAM
[email protected]