18/11/2024 às 17h08min - Atualizada em 18/11/2024 às 17h08min

São Paulo recebe expedição que incentiva meninas a ingressarem em carreiras de ciência e tecnologia

Com oficinas interativas e peça teatral, projeto Meninas Curiosas, Mulheres de Futuro busca inspirar jovens de 10 a 15 anos em áreas STEM, promovendo inclusão e representatividade feminina.

Redação - Itaquera em Notícias
Informações: Assessoria de Imprensa
Divulgação / Assessoria de imprensa
Nos dias 18 e 19 de novembro, a cidade de São Paulo (SP) será palco da Expedição Itinerante *Meninas Curiosas, Mulheres de Futuro*, promovida pela plataforma Força Meninas. Voltada para crianças de 10 a 15 anos de escolas públicas e privadas, a iniciativa oferece gratuitamente palestras, oficinas e uma peça de teatro no CEU São Rafael. O objetivo é incentivar o interesse de meninas por carreiras em ciências, tecnologia, engenharia e matemática (STEM), historicamente marcadas pela baixa representatividade feminina. O projeto é realizado com o apoio do Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e conta com patrocínio de empresas como Aegea, Grupo Boticário e John Deere.

Desde seu lançamento em 2022, a expedição já impactou mais de 60 mil estudantes e espera alcançar outros 45 mil até o fim deste ano. Com uma abordagem pedagógica interdisciplinar baseada no método STEAM, o evento reúne cinco estações temáticas interativas, como *Pequeno Grande Mundo*, que explora micro e macroestruturas do universo, e *Bússola de Carreiras*, que simula profissões como engenheira e astronauta por meio da realidade virtual.

Entre os destaques da programação está a peça teatral *Uma Janela Para o Mundo*, que narra a história de duas meninas de épocas distintas que constroem uma máquina do tempo. O espetáculo presta homenagem a cientistas como Enedina Alves, Katherine Johnson e Ada Lovelace, inspirando o público a refletir sobre os avanços nas áreas científicas e tecnológicas. A produção é da Cia Radiante e conta com direção artística e elenco especializado em teatro infantojuvenil.

No final da experiência, os participantes recebem um livreto escrito por Déborah De Mari, fundadora do Força Meninas, com histórias de dez mulheres que fizeram história em STEM, como Carol Shaw, pioneira no desenvolvimento de jogos eletrônicos, e Bertha Lutz, bióloga e educadora. O material busca reforçar o impacto transformador do projeto na educação de crianças e adolescentes.

Além de São Paulo, a expedição já passou por cidades como Brasília (DF), Camaçari (BA) e Primavera do Leste (MT), entre outras. Todas as atividades oferecem recursos de acessibilidade, como audiodescrição e tradução em Libras, garantindo a inclusão de pessoas com deficiência.

“Esta iniciativa é uma sementinha essencial para o futuro. Incentivamos meninas e meninos a enxergarem as possibilidades nas áreas STEAM com criatividade e inovação. É gratificante ver o entusiasmo das alunas ao descobrirem um universo antes desconhecido”, afirma Déborah De Mari, idealizadora do projeto. Neste ano, a expedição deve impactar cerca de 100 mil alunos em todo o Brasil.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.