15/11/2024 às 18h37min - Atualizada em 18/11/2024 às 16h00min
O Instituto de Arte e Cidadania do Ceará (IAC-CE) promove capacitação prática para mães de crianças com TEA nas creches comunitárias
O TEA tem ganhado maior visibilidade nos últimos anos, com aumento significativo no número de diagnósticos em todo o mundo.
JACY ABREU
Divulgação: IAC-CE Nos dias 22, 25, 26, 28 e 29, o Instituto de Arte a Cidadania do Ceará (IAC-CE) realizará uma capacitação direcionada às mães de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas unidades de ensino infantil e creches comunitárias. Sob a condução da psicóloga Ingrid Massuco, supervisora do IAC-CE e especialista em desenvolvimento infantil, o evento tem como principal objetivo ensinar técnicas e estratégias de intervenção para que as famílias possam lidar com comportamentos disruptivos e crises de desregulação emocional ou sensorial dos seus filhos. A capacitação, que acontece na sede administrativa do IAC-CE das 7h30 às 9h, oferece uma abordagem prática e personalizada para que as participantes aprendam a responder, de forma eficaz, às necessidades específicas de suas crianças em momentos críticos. “Não é uma palestra, mas uma capacitação prática. Vamos ensinar e, principalmente, praticar com as mães maneiras de promover contato visual, incentivar estímulos positivos e aplicar técnicas de reforço positivo e negativo de maneira adequada”, destaca a psicóloga Ingrid Massuco. Nos dias 27 e 28, o evento abrirá espaço para os acolhimentos, administrados pelo IAC-CE com foco nas cuidadoras que trabalham diretamente com adolescentes, que serão capacitadas com práticas que promovem a inclusão e o desenvolvimento de habilidades em contextos desafiadores. O TEA tem ganhado maior visibilidade nos últimos anos, com aumento significativo no número de diagnósticos em todo o mundo. No Brasil, apesar das dificuldades no diagnóstico e acompanhamento, estima-se que cerca de 2 milhões de pessoas estejam dentro do espectro. Essa realidade se manifesta de forma acentuada nas comunidades vulneráveis, onde o acesso a serviços especializados e diagnósticos precoces é escasso. O IAC-CE busca amenizar essa lacuna, oferecendo suporte educacional e terapêutico, especialmente para crianças e adolescentes autistas. Em parceria com a Prefeitura Municipal de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), o IAC-CE realiza atendimento de crianças de 1 a 3 anos em três creches localizadas nos bairros de Antônio Bezerra, Granja Portugal e Bonsucesso, voltado para a promoção do desenvolvimento integral, em seus aspectos físicos, psicológico, afetivo, intelectual e social. O trabalho executado nas Creches prioriza promover experiências de aprendizagem fomentando o desenvolvimento cognitivo e social das crianças por meio de atividades lúdicas, desde a acolhida até a execução de aulas que estimulem os meios de expressão, de linguagem, autonomia e protagonismo.
A Creche Raio de Luz, que atende 18 crianças autistas nas turmas do Infantil 1 ao Infantil 3. A Creche Mundo Feliz também se destaca pelo trabalho inclusivo, assistindo 13 crianças com autismo, com diferentes níveis de suporte e a Na Creche Semeando o Saber, 20 crianças com diagnóstico de autismo e 8 que ainda estão em investigação são atendidas em atividades pedagógicas inclusivas.
Serviço:
•Data e horário: 22, 25, 26 (nas creches), 28 e 29 (nos acolhimentos) de novembro, das 7h30 às 9h
•Local: Sede administrativa do IAC-CE
•Público-alvo: Mães de crianças diagnosticadas com TEA em unidades de ensino infantil; cuidadoras de adolescentes que atuam nos projetos do IAC-CE
Contato com a Imprensa Assessoria de Imprensa: Jacy Abreu. WhatsApp e Celular: (85) 99712-5136.
E-mail: [email protected]. Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
JACYLETE MARIA ABREU DE OLIVEIRA
[email protected]