18/11/2024 às 10h17min - Atualizada em 18/11/2024 às 10h17min
Smart Sampa já prendeu 15 foragidos e localizou 23 desaparecidos em São Paulo
Com câmeras inteligentes e reconhecimento facial, sistema da Prefeitura integra dados estaduais e reforça a segurança pública com mil prisões em flagrante realizadas desde fevereiro.
Redação - Itaquera em Notícias
Informações: Prefeitura de São Paulo
Divulgação / Prefeitura de São Paulo O Smart Sampa, central de monitoramento da Prefeitura de São Paulo, já resultou na prisão de 15 foragidos da Justiça, cerca de mil prisões em flagrante e na localização de 23 pessoas desaparecidas. O sistema integra câmeras inteligentes com reconhecimento facial e algoritmos avançados, que emitem alertas automáticos para identificar foragidos, veículos roubados e pessoas desaparecidas.
Desde setembro, as câmeras estão conectadas ao banco de dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado, permitindo à Central de Monitoramento alertar equipes próximas dos suspeitos. Entre os capturados, estão condenados por crimes como roubo, homicídio e tráfico de drogas, segundo a Secretaria Municipal de Segurança Urbana.
Casos recentes incluem a prisão de um homem armado na Rua 25 de Março e outro, condenado por homicídio, detido enquanto aguardava atendimento em uma unidade de saúde. Em setembro, um integrante de uma quadrilha de furtos a condomínios foi localizado em Campos Elíseos. Outro foragido foi identificado ao tentar obter um documento escolar na Zona Leste.
Atualmente, mais de 17 mil câmeras compõem o sistema, com previsão de chegar a 20 mil até o final do ano. A central opera 24 horas por dia, com apoio de cerca de 250 agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM) e Defesa Civil.
O secretário municipal de Segurança Urbana, Junior Fagotti, destacou que o programa reforça a segurança pública por meio de ações integradas entre a GCM, Polícia Militar e Polícia Civil. "Estamos investindo para garantir mais segurança à população", afirmou.