No total, sete espaços de leitura foram contemplados com reforma física, atualização de mobiliário e renovação de acervo. Neste terceiro ano de realização, o projeto contemplou bibliotecas escolares - e uma municipal - nas cidades de Aparecida do Alto, Guará, São Joaquim da Barra e São José da Bela Vista
Ribeirão Preto/SP, 14 de novembro de 2024 - Começou neste dia 14 de novembro (quinta-feira) na Escola Estadual Professora Genoveva Pinheiro Vieira de Vitta, em São Joaquim da Barra, a maratona de entregas e reinaugurações de sete espaços de leitura na Região Metropolitana de Ribeirão Preto, que durante 2024 foram reformados pelo projeto Revitalização de Bibliotecas, desenvolvido e realizado em parceria pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto e a Usina Alta Mogiana.
Na sequência, serão reinauguradas mais três bibliotecas em novembro, duas em dezembro e uma em fevereiro de 2025. No dia 21 de novembro, será reaberto o espaço da Escola Municipal de Ensino Básico Creche Pré-escola Professora Leda Nehemy Berteli, na cidade de São José da Bela Vista. No dia 22, é a vez de abrir as portas da renovada biblioteca da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Creso Antonio Filetti, em São Joaquim da Barra. A entrega da reforma na biblioteca da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Latifa Salomão Migliori, em Guará, ainda está em definição de data.
As reinaugurações seguem em dezembro nos municípios de Aparecida do Salto, no dia 5, (Escola Municipal de Ensino Fundamental Dona Mariana Grellet Seixas) e em Guará, no dia 12 (Biblioteca Pública José Theodoro de Figueiredo). A última revitalização a ser entregue é a da biblioteca da Escola Estadual Professor Pedro Amauri Silva, em São Joaquim da Barra, no dia 6 de fevereiro. “Otimizar e revitalizar espaços de bibliotecas é sempre uma realização especial para a Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, que tem no fomento à leitura e à cultura seu pilar central. Nossa expectativa é a de que esses sete espaços que, junto com a Usina Mogiana, entregamos reformados e equipados, sejam espaços de contribuição para o desenvolvimento acadêmico e humano do público”, destaca Dulce Neves, presidente da Fundação.
Realizado desde 2021, o projeto de Revitalização de Bibliotecas revitalizou 20 espaços de leitura em seis cidades no entorno de Ribeirão Preto: São Joaquim da Barra, Guará, São José da Bela Vista, Ipuã, Ituverava e Aparecida do Salto. A maioria deles em escolas públicas municipais e estaduais, e outros em espaços de atendimento coletivo à população. “O objetivo do projeto é criar ambientes de leitura mais atrativos para crianças, jovens e adultos, promovendo o letramento e facilitando o acesso aos livros”, pontua Raquel Pires Gonzaga, analista de comunicação da Usina Alta Mogiana.
O coordenador do projeto, Jonas Bressianine, explica que cada reformulação é pensada individualmente para se ajustar às necessidades e demandas de cada local. “Nosso norte de orientação é a faixa etária dos usuários e a localização dos espaços. Essa é a informação prioritária que vai direcionar a definição do mobiliário, da comunicação visual e do acervo”, detalha Bressianine, lembrando que outras questões entram em cena nas avaliações quando a biblioteca atende a públicos mais específicos, como foi o caso da APAE de São Joaquim da Barra, revitalizada em 2023.
Quatro mãos Os critérios que selecionam as bibliotecas para o projeto baseiam-se, de acordo com a analista de comunicação da Usina Alta Mogiana, Raquel Gonzaga, em pontuações como a necessidade de melhorias estruturais, a relevância da instituição para a comunidade e a possibilidade de impacto positivo no incentivo à leitura. Isso vale tanto para as bibliotecas escolares, como para as públicas. Para 2025, o projeto prevê revitalizar mais cinco espaços públicos de leitura em municípios da Região de Ribeirão Preto.
Na prática, o trabalho realizado pela Fundação do Livro - idealizadora do projeto -, e pela Usina Mogiana, não interfere na parte estrutural dos espaços, concentrando as mudanças e adequações na pintura das paredes, reparos elétricos, instalação de equipamentos como ar condicionado e televisores, compra de mesas, cadeiras, estantes e sofás, e aquisição de livros (títulos de acordo com o público atendido). “Esse projeto alcança crianças muito carentes, que passam a ter a oportunidade de frequentar um local confortável, atrativo, pensado para elas, no caso das escolas. É um trabalho lindo e que tenho muito orgulho em coordenar”, comenta Jonas Bressianine.
Parceiros de longa data, a Fundação e a Usina realizam outros projetos juntas, como eventos literários - incluindo a FIL (Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto). Para isso, unem recursos financeiros e conhecimentos técnicos em prol da cultura e da educação. “São investimentos essenciais para o desenvolvimento social e cultural das comunidades. Acreditamos que o incentivo à leitura e ao acesso a espaços culturais transformam vidas e fortalecem a formação de cidadãos mais críticos e conscientes”, enfatiza Raquel Gonzaga.
Circo
Em todas as inaugurações das bibliotecas revitalizadas, o público será convidado a participar do espetáculo De Lucca Circus Show, com roteiro pautado pela apresentação de técnicas circenses como equilibrismo, malabarismo, escada acrobática e monociclo girafa, além da interação com o público, que é marca registrada do trabalho da Cia De Lucca Circus. O projeto “Revitalização de Bibliotecas - A Importância do Livro” conta com incentivo do Programa Nacional de Apoio à Cultura (PRONAC), por meio da Lei de Incentivo à Cultura. A parceria da Usina Alta Mogiana com a Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto também contempla apoio em projetos da FIL (Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto).
SERVIÇO: Inauguração das bibliotecas revitalizadas pelo projeto Revitalização de Bibliotecas NOVEMBRO
Data e horário: 14/11 (quinta-feira) | 10h
Local: EE Prof Genoveva Pinheiro Vieira de Vitta (rua Rio Grande do Norte, 1697), São Joaquim da Barra
Data e horário: 21/11 (quinta-feira) | 8h30
Local: EMEB Creche Pré-escola Professora Leda Nehemy Berteli rua São Sebastião, 210), São José da Bela Vista
Data e horário: 22/11 (sexta-feira) | 8h
Local: EMEF Professor Creso Antonio Filetti (rua Azizi Salomão, 669), São Joaquim da Barra
DEZEMBRO
Data e horário: 05/12 (quinta-feira) | 9h
Local: EMEF Dona Mariana Grellet Seixas (rua Venâncio Rocha, 55), Aparecida do Salto
Data e horário: 12/12 (quinta-feira) | horário em definição
Local: Biblioteca Pública José Theodoro de Figueiredo (rua São Miguel, 206), Guará
FEVEREIRO
Data e horário: 06/02/25 | horário em definição
Local: EE Professor Pedro Amauri Silva (rua Goiás, 30), São Joaquim da Barra
* EMEF Professora Latifa Salomão Migliori (rua Cândido Francisco Pires, 47), Guará: data em definição
Sobre a Fundação A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, responsável pela realização da Feira Internacional do Livro da cidade, hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país e também por feiras em municípios do interior paulista.
Com uma trajetória sólida, projeção nacional e agora internacional, a entidade estabeleceu sua experiência no setor cultural e, atualmente, além da feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.