12/11/2024 às 08h27min - Atualizada em 12/11/2024 às 08h27min
São Paulo aplica provas do Saresp para 1,5 milhão de alunos da rede pública e privada
Avaliação inclui provas digitais, novas premiações e serve como etapa para intercâmbio de alunos do 9º ano
Redação - Itaquera em Notícias
Informações: Agência SP (GOV.SP)
Divulgação / Agência SP (GOV.SP) A Secretaria da Educação de São Paulo (Seduc-SP) aplica, nesta quarta-feira (13), as provas do Saresp 2024, avaliando 1,5 milhão de alunos do Ensino Fundamental. Participam estudantes dos 2º e 5º anos, além das turmas do 6º ao 9º ano, incluindo redes estadual, municipal e escolas particulares que aderiram ao exame.
Nos anos iniciais, a avaliação foca em língua portuguesa e matemática. Para os anos finais, a prova abrange todas as áreas do Currículo Paulista: linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas. Alunos dos 2º e 5º anos respondem a provas impressas, enquanto os do 6º ao 9º ano realizam o exame digitalmente. A duração é de 3h30.
A edição de 2024 traz a "Prova Ouro", com premiação para escolas que alcançarem metas específicas, beneficiando grêmios estudantis. Estudantes com notas acima de oito receberão certificados de mérito, e as escolas terão bônus de acordo com o desempenho.
Para alunos do 9º ano, o Saresp é etapa seletiva para o programa "Prontos pro Mundo". Os melhores colocados participarão de um curso intensivo de inglês e, em 2026, poderão estudar em escolas de países de língua inglesa, vivendo com famílias locais.