11/11/2024 às 10h40min - Atualizada em 13/11/2024 às 08h00min

Ferroport leva a Campos dos Goytacazes ações do projeto “Biblioteca da Diversidade” nos dias 18 a 28 de novembro

Projeto contempla a doação de estruturas com obras literárias, brinquedos e oficinas para educadores e crianças

ISABELLE MANCINI
Lucas Weilor

Campos dos Goytacazes é a próxima cidade a receber as ações do projeto “Biblioteca da Diversidade”, nos dias 18 a 28 de novembro. O projeto tem como objetivo atender crianças de 6 a 12 anos e professores da rede municipal de ensino.  

O objetivo do projeto é viabilizar que as instituições possam trabalhar a leitura e arte na educação de base. Além disso, visa proporcionar formação aos professores, para condução de pautas construtivas sobre os povos indígenas e culturas afro-brasileiras. 

O projeto "Biblioteca da Diversidade" contempla a produção de uma estrutura de armário móvel, além da doação de obras literárias que têm como foco as culturas afro-brasileiras e de povos indígenas, brinquedos de cunho cultural, oficinas de práticas de mediações de leitura para educadores, bem como atividades infantis com brinquedos. 

As estruturas que serão doadas pelo projeto contém 80 livros literários infantis, incluindo temas da cultura afro-brasileira, 5 títulos são impressos em braille. Também serão ofertados 50 jogos e brinquedos educativos, bem como um acervo de materiais artísticos (papéis, lápis, canetinhas, etc).

O projeto conta com intérpretes de Libras e terá monitor que auxiliará o público no espaço e orientar os participantes com deficiências físicas, visuais ou que apresentam espectros, síndromes ou doenças que gerem limitações.

Lei de Incentivo à Cultura, o projeto “Biblioteca da Diversidade” tem a produção da Scorsolino Produções, apoio da Altia e Komedi, com patrocínio da Ferroport, e realização do Ministério da Cultura, Governo Federal União e Reconstrução.

A Ferroport valoriza a diversidade e acredita que diferentes perspectivas geram inovação – fator essencial para o desenvolvimento de negócios e pessoas. Dessa forma, busca promover uma cultura inclusiva na Organização, a fim de garantir que todas as pessoas sejam respeitadas e celebradas por sua singularidade, com equidade de oportunidades pessoais e profissionais. O Projeto Biblioteca da Diversidade, tem como objetivo levar este conceito para a comunidade onde estamos inseridos, valorizando a cultura local por meio da educação e incentivo ao respeito e resgate da história do povo brasileiro, destaca Camile Feydit, Analista de Responsabilidade Social da Ferroport.

Sobre a Ferroport: A Ferroport é uma joint-venture formada pela mineradora Anglo American e pela Prumo Logística, holding que desenvolve o Porto do Açu, o maior empreendimento portuário de águas profundas do Brasil. Em atividade desde 2014, é responsável pela movimentação de minério no porto-indústria e ocupa a quarta posição entre os terminais privados do país.

 

Sobre o Ministério: A principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos –  exposições,  shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac),que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura.

Serviço:

“Biblioteca da Diversidade” em Campos dos Goytacazes/RJ
Datas, horários e locais:

18-nov.

Escola Municipal Conceição do Imbé

 

19-nov.

Escola Municipal Cláudia Almeida

 

21-nov.

Escola Municipal Conselheiro Josino

 

22-nov.

Biblioteca Volante Goiabada com Chuvisco

 

25-nov.

Escola Municipal Alcebiades Candiano

 

26-nov.

Escola Municipal de Aprendizagem Inclusiva (Cidade da Criança Zilda Arns)

 

27-nov.

Escola Municipal Maria Antonia Pessanha Trindade

 

28-nov.

Escola Municipal Califórnia


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ISABELLE CRISTINA CAMPOS MANCINI
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.