30/09/2024 às 14h28min - Atualizada em 30/09/2024 às 16h01min
Artrose: Entenda o papel da fisioterapia no alívio dos sintomas e melhoria da qualidade de vida
MOISéS FERNANDES
Fisioterapeuta Danilo Duarte e paciente A artrose, também conhecida como osteoartrose, é uma das condições articulares mais comuns, afetando milhões de pessoas em todo o mundo. Caracterizada pela degeneração da cartilagem que reveste as articulações, essa doença crônica causa dor, rigidez e limitação de movimentos, impactando diretamente a qualidade de vida dos pacientes. Embora não tenha cura, o tratamento adequado, com ênfase na fisioterapia, pode oferecer um alívio significativo dos sintomas. Para entender melhor como a fisioterapia pode ajudar no tratamento da artrose, o fisioterapeuta Dr. Danilo Duarte, conta que o diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento fisioterapêutico. "Quando os pacientes chegam com os primeiros sinais de artrose, conseguimos agir de forma preventiva, retardando a progressão da doença e minimizando os impactos na mobilidade e qualidade de vida", explica.
O fisioterapeuta ressalta que, muitas vezes, as pessoas demoram a buscar ajuda, achando que a dor é apenas uma consequência natural do envelhecimento. "A artrose não deve ser encarada como uma parte inevitável da vida. Existem muitos recursos para ajudar os pacientes a manterem uma vida ativa e sem dor”, comenta.
O profissional listou três ações da fisioterapia no tratamento da artrose. São eles: -Exercícios Terapêuticos: Um dos principais objetivos da fisioterapia para pacientes com artrose é fortalecer os músculos ao redor da articulação afetada. Exercícios de fortalecimento muscular ajudam a estabilizar a articulação, reduzindo a pressão sobre a cartilagem desgastada. Exercícios de mobilidade muscular também são importantes para manter a flexibilidade e prevenir a rigidez.
Terapias Manuais: As técnicas de mobilização articular, realizadas por um fisioterapeuta qualificado, podem ajudar a melhorar a amplitude de movimento e aliviar a dor. A liberação miofascial também pode ser usada para reduzir a tensão muscular e melhorar a circulação sanguínea na região afetada. Terapias Complementares: Além dos exercícios e das técnicas manuais, o uso de tratamentos complementares, como o terapia combinada, laser de baixa intensidade, eletroterapia, pode proporcionar alívio da dor e reduzir a inflamação nas articulações. “A fisioterapia é uma parte essencial do tratamento da artrose, oferecendo uma abordagem segura e eficaz para o manejo dos sintomas e a melhoria da qualidade de vida dos pacientes. Ao combinar exercícios terapêuticos com técnicas manuais os pacientes podem retomar suas atividades diárias com menos dor e maior mobilidade. Embora a artrose seja uma condição crônica, o tratamento adequado pode fazer toda a diferença na vida dos portadores dessa doença”, finaliza. Sobre Dr. Danilo Duarte – CREFITO 3/317660-F Formado em Fisioterapia pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul em 2021 e registrado no CREFITO 3/317660-F, traz uma vasta especialização, incluindo Reabilitação Funcional, Fisioterapia Ortopédica, e atendimento específico para lesões relacionadas ao futebol. Com pós-graduações relevantes e certificações internacionais. Saiba mais em: www.ddcfisioativa.com.br Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MOISÉS FERNANDES DE OLIVEIRA
[email protected]