20/09/2024 às 11h26min - Atualizada em 21/09/2024 às 00h00min
Rede de óticas Mercadão dos Óculos inaugurará 7 franquias no Nordeste
Unidades estão localizadas nos estados de Pernambuco, Bahia, Paraíba e Ceará
GCOM - COMUNICAçãO ESTRATéGICA
Divulgação A rede de óticas Mercadão dos Óculos, uma das 30 maiores franquias do Brasil, anuncia a inauguração de sete unidades no Nordeste nos próximos dois meses: uma em Simões Filho (BA), duas em Recife (PE), uma em Santa Maria da Boa Vista (PE), uma em Ingá (PB), uma em Crato (CE) e uma em Fortaleza (CE). “O Nordeste é uma das regiões mais promissoras para o setor de franquias no Brasil. Com um forte potencial de crescimento, tem atraído cada vez mais marcas de diversos segmentos. Além disso, o fortalecimento da infraestrutura e a crescente qualificação da mão de obra local estão criando um ambiente favorável para o empreendedorismo e a expansão de redes de franquias no Nordeste”, comenta Gustavo Freitas, CEO da rede de óticas Mercadão dos Óculos na região Nordeste. Presença no Nordeste Desde 2021, a rede de óticas Mercadão dos Óculos tem mirado sua expansão para o Nordeste. Naquele ano foram 9 lojas comercializadas; já em 2022, o número subiu para 19 unidades; e em 2023, foram 24; e 15 até o momento em 2024. “A rede de óticas Mercadão dos Óculos já é uma marca consolidada nas regiões Sudeste e Sul, onde conquistamos a confiança dos clientes com produtos de alta qualidade e um atendimento personalizado. Há quase 5 anos temos levado essa mesma proposta de valor para o Nordeste, uma região com grande potencial de crescimento e consumidores que estão cada vez mais conscientes da importância da saúde visual”, diz Freitas. Opções para pequenas cidades Além de ser um modelo de negócio rentável para todas as regiões do país, a rede de óticas Mercadão dos Óculos oferece opções para diferentes tamanhos de cidades. De acordo com o CEO da rede de óticas Mercadão dos Óculos, hoje são três opções de investimentos: o super fit (R$ 150 mil) para cidades de até 15 mil habitantes; o fit, de até 30 mil habitantes; e o tradicional (a partir de R$ 250 mil) para municípios de médio e grande porte. “Centenas de cidades do Nordeste têm entre 15 mil e 30 mil habitantes, onde se encaixam nosso modelos de negócios mais enxutos, por exemplo”, diz Freitas. Dados dos setores De acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), no primeiro semestre de 2024, o setor cresceu 16,7% em relação ao mesmo período do ano passado, faturando R$ 17,7 bilhões. No mesmo período, o segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar é o de maior faturamento na região, representando 30,8% do total (R$ 5,4 bilhões). Outro estudo, este realizado pelo Ophthalmology Journal, da Universidade Americana de Oftalmologia, nos Estados Unidos, mostrou que até 2050 quase 4,8 bilhões de pessoas, cerca de 50% da população mundial, vão sofrer algum tipo de deficiência visual com necessidade do uso de óculos. Tecnologia e inovação Ao longo dos anos, a franquia Mercadão dos Óculos investiu em tecnologia para franqueados e clientes. Está em fase de testes um totem que faz o visagismo do cliente – o estudo do rosto e mostra opções dos tipos de armações que mais combinam (redonda, quadrada, oval). A tecnologia também faz o mapeamento de visão. Isso permite escolher a lente ideal para aquela pessoa. “Isso é inovador, não existe no cenário óptico e vai mudar completamente a experiência do cliente na loja”, destaca o CEO da rede de óticas Mercadão dos Óculos. A franquia Mercadão dos Óculos também lançou o MDO Pay, tornando-se subadquirente. Na prática, o cliente pode parcelar a compra em até quatro cartões, por meio da conta digital do MDO Pay. Já os franqueados podem emitir boletos, receber e antecipar pagamentos. Prêmios e certificações A rede de óticas Mercadão dos Óculos já recebeu por seis vezes consecutivas o Selo de Excelência em Franchising, um dos mais importantes prêmios do setor, concedido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). A certificação coloca a rede em um grupo seleto de franquias que conquistou o Selo por seis seguidas. Além disso, a rede de óticas Mercadão dos Óculos já recebeu por seis vezes também cinco estrelas no prêmio Melhores Franquias do Brasil, realizado pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, da editora Globo. Como adquirir uma unidade Para adquirir uma franquia da rede de óticas Mercadão dos Óculos, o investimento é a partir de R$ 150 mil. O prazo de retorno estipulado é de 11 a 18 meses. Visite a página https://mercadaodosoculos.com.br/seja-um-franqueado/ e conheça as vantagens de ser um franqueado Mercadão dos Óculos. Ficha técnica Super Fit (cidades com até 15 mil habitantes) Investimento: R$ 150 mil Taxa de franquia: R$ 40 mil Capital de Giro: R$ 8 mil Area média para instalação: 20m² a 25m² Faturamento médio anual: R$ 600 mil Lucro médio mensal: de 25% a 35% do faturamento Prazo médio para retorno: de 10 meses a 13 meses Ficha técnica Fit (cidades com até 30 mil habitantes) Investimento: R$ 190 mil Taxa de franquia: R$ 55 mil Capital de Giro: R$ 12 mil Área média para Instalação: 25m² a 45m² Faturamento médio anual: R$ 800 mil Lucro médio mensal: de 20% a 25% do faturamento Prazo médio para retorno: de 11 meses a 13 meses² Ficha técnica Tradicional (cidades acima de 30 mil habitantes) Investimento: a partir R$ 250 mil Taxa de franquia: de 55 mil a 75 mil Capital de Giro: de R$ 20 mil a R$ 30 mil Área média para Instalação: 40m² a 70m² Tipo de negócio: Ótica Ano de fundação: 2012 Ano de fundação do franchising: 2013 Número de funcionários: 4 Número de unidades próprias: 0 Royalties: 5% sobre o faturamento Taxa de publicidade: 2% Faturamento médio anual: R$ 1 milhão Lucro médio mensal: de 18% a 25% do faturamento Prazo médio para retorno: de 13 meses a 18 meses Sobre o Mercadão dos Óculos O Mercadão dos Óculos é uma rede com mais de 750 unidades, fundada em São José do Rio Preto (SP), em 2012. A franquia oferece um modelo de negócio rentável para cidades pequenas e capitais, com produtos de qualidade que acompanham a moda e tecnologia óptica internacional. Em 2017, 2018, 2019, 2021, 2022 e 2023, recebeu o prêmio de Excelência em Franchising da Associação Brasileira de Franchising (ABF), e o Melhores Franquias do Brasil, realizado pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios. Para outras informações, acesse www.mercadaodosoculos.com.br Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LEONARDO GUARISO
[email protected]