A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realizou, na última sexta-feira (20), o “Dia B da Saúde Bucal”, totalizando 728 atendimentos a crianças e adolescentes em seis escolas da rede municipal. A ação, fruto de uma parceria com a Secretaria Municipal da Educação (SME) através do Programa Saúde na Escola (PSE), incluiu escovação supervisionada, aplicação de flúor, selantes e o Tratamento Restaurador Atraumático (ART).
As intervenções foram baseadas em uma triagem prévia de risco odontológico. Enquanto alunos de baixo risco receberam orientações de higiene, os estudantes de médio e alto risco passaram por procedimentos para paralisar cáries. O método ART destaca-se por ser não invasivo: o dentista remove o tecido cariado com instrumentos manuais e sela a cavidade com cimento de ionômero de vidro, sem a necessidade de anestesia ou motores.
Em 2025, o PSE alcançou a marca de 362.448 alunos triados em EMEIs e EMEFs da capital. Os índices de cárie na cidade de São Paulo são de 0,97 para crianças de 5 anos e 0,49 na faixa de 12 anos. Durante o Dia B, 32 equipes de Saúde Bucal vinculadas a 25 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) aplicaram 356 tratamentos ART em 192 crianças, focando na intervenção precoce.
A assessora técnica Thais Staut Zukeran ressaltou que realizar o tratamento no ambiente escolar reduz o medo dos alunos e evita faltas às aulas. A estratégia preserva a estrutura dentária e garante a continuidade do cuidado em um ambiente familiar aos estudantes, fortalecendo a cultura de prevenção desde a infância na rede pública de ensino.