Em celebração ao Dia Mundial do Sono, nesta sexta-feira (13), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo destaca as ações do "Grupo do Sono" no Centro de Referência em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (CRPics) Bosque da Saúde. O projeto, que completa dois anos, oferece ciclos de quatro encontros com médicos e fisioterapeutas para orientar cidadãos que sofrem de insônia e outros distúrbios. A próxima atividade da turma atual está agendada para o dia 20 de março, às 10h30.
Os participantes recebem instruções sobre higiene do sono e terapia cognitiva comportamental, ferramentas essenciais para combater sintomas que atingem 31,2% dos adultos brasileiros, segundo dados do Vigitel. Na capital paulista, o cenário é preocupante: cerca de 20,9% dos moradores afirmam dormir menos de seis horas por noite. Especialistas alertam que a privação do descanso impacta diretamente a imunidade, o metabolismo e a saúde mental, elevando riscos de ansiedade e doenças cardíacas.
A "higiene do sono" é o pilar central do tratamento, consistindo na adoção de horários regulares, redução do uso de telas (celulares e tablets) antes de deitar e substituição por atividades relaxantes como leitura ou meditação. Além disso, recomenda-se evitar cafeína e álcool quatro horas antes do repouso e manter uma rotina de exercícios físicos. Relatos de pacientes indicam que a mudança de hábitos no ambiente doméstico reflete em melhoras significativas na memória e no humor.
O Grupo do Sono no CRPics Bosque da Saúde é aberto ao público em geral. No entanto, para tratamentos específicos como acupuntura e homeopatia, o paciente deve obter encaminhamento em uma Unidade Básica de Saúde (UBS). A rede municipal também oferece outras práticas complementares, como ioga e meditação, em suas seis unidades de referência e nos 66 Polos da Academia da Saúde espalhados pela cidade.