A Guarda Civil Metropolitana (GCM) de São Paulo prendeu, na tarde desta quinta-feira (12), um homem de 47 anos foragido da Justiça Federal na AMA Sapopemba, Zona Leste da capital. A localização do suspeito foi viabilizada pelo sistema de videomonitoramento Smart Sampa, que identificou o indivíduo por meio de reconhecimento facial dentro da unidade de saúde. O homem possui uma condenação transitada em julgado e deve cumprir uma pena de 14 anos e 11 meses em regime fechado.
O detido, natural de Sergipe, possuía um mandado de prisão expedido em 2 de março de 2026 pela 5ª Vara Criminal de Cuiabá (TRF1), pelos crimes de tráfico de drogas e associação ao tráfico. A abordagem ocorreu por volta das 13h37 e, segundo a GCM, não houve resistência nem interrupção nos atendimentos da unidade de saúde. A equipe de patrulhamento foi acionada imediatamente após o alerta gerado pelo sistema inteligente de câmeras.
Após a detenção, o homem foi inicialmente levado ao 69º Distrito Policial (Teotônio Vilela), mas, devido à natureza federal do mandado, foi transferido para a Superintendência da Polícia Federal, na Lapa. Na sede da PF, a autoridade de plantão ratificou a prisão e elaborou a guia de recolhimento. O criminoso permanece sob custódia federal para o cumprimento da sentença judicial.
O sistema Smart Sampa conta com 40 mil câmeras instaladas na cidade e, desde novembro de 2024, auxiliou na captura de 2.869 foragidos. Além das prisões por mandados em aberto, a tecnologia de monitoramento é utilizada na identificação de prisões em flagrante, localização de pessoas desaparecidas e recuperação de veículos roubados ou furtados. A ferramenta integra as estratégias de segurança pública da administração municipal.