Advogado explica a importância de registrar marcas
Dr. Gustavo Rabay especialista em direito de patentes.
RAFAEL PEREIRA
03/11/2025 22h21 - Atualizado há 4 dias
Reprodução
Recentemente influenciadores fizeram um movimento que chamou a atenção na internet ao se posicionarem contra grandes marcas que "roubam" ideias de pequenos estilistas e vendem como se fossem delas.
É o caso de por exemplo, a luxuosa marca americana Tod's que segundo influenciadores de moda "copiou" sapato da Car Shoe feito em 1963 e lançou como carro chefe da marca, mais recentemente, foram atacos por copiar a logo da marca de uma estilista nativa-americana chamada Tribe of Two, onde a Tods fez um lançamento completo com o T duplo, símbolo da marca da estilista.
Também artesãos da India e do Nordeste também acusam a Prada de vender sandálias parecidas com as que eles produzem por sete mil reais, enquanto que no nordeste, por exemplo, custa 15 reais.
A Dior também foi alvo de reclamações após dizer ter se inspirado em artesãos romenos e não darem creditos a eles ao vender um casaco que custa quase 200 mil reais.
De acordo com Dr. Gustavo Rabay especialista em direito de patentes é importante que artesãos, estilistas e artistas registrem seus feitos, pois a burocracia pode dar menos trabalho do que ter sua arte copiada:
"Inspiração é diálogo, isto que está acontecendo é apropriação cultural. Quando alguém está lucrando as custas de quem criou, quando está apagando as origens daquele que é o verdadeiro artesão e artista. O luxo perde o brilho quando apaga a história e a cultura que o alimenta. Se você é o criador registre. Criar é resistir, é afirmar que existe dono. Registro de marca não é democracia é provar que existe dono".
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MONIQUE PEREIRA ARRUDA BRUNO
[email protected]