A Avon e o Instituto Natura vão aproveitar o Afro Fashion Day, evento que celebra a moda e a cultura afro-brasileira, para conscientizar sobre como reconhecer e agir em casos de violência contra mulher. Ao longo do evento, que acontece neste 1º de novembro em Salvador, serão veiculadas uma campanha sobre identificação dos diferentes tipos de violência doméstica e um vídeo de apresentação do canal de Ângela, criado pelo Instituto Natura para apoiar mulheres em situação de violência. Além disso, serão distribuídos folhetos informativos sobre relacionamentos saudáveis.
As ações no evento fazem parte da atuação da Avon e do Instituto Natura no movimento global “16 Dias de Ativismo”, que tem início neste mês de novembro e visa justamente ampliar a conscientização e o enfrentamento às diversas formas de violência contra mulheres e meninas. A marca e a Instituição lideram ações neste tema tanto no Brasil, como também na Argentina, Chile, Peru, Colômbia e México, países em que o Instituto Natura atua, embaladas pela campanha “Sim, É Violência. Chame Pelo Nome”. Desenvolvida pela agência Repense, a campanha incentiva a identificação de violências “invisíveis” que muitas vezes podem ser disfarçadas de ciúmes e brincadeiras.
No Afro Fashion Day, o vídeo manifesto de “Sim, É Violência. Chame Pelo Nome” passará nos painéis de eletromidia distribuídos pelo evento, assim como a apresentação do WhatsApp Ângela, que permite que qualquer mulher, em todo o Brasil, consulte informações sobre o tema de maneira discreta e gratuita e receba ajuda de um profissional capacitado quando necessário. Já o guia de bolso “Relacionamentos Saudáveis”, que ajuda a mulher a reconhecer o que faz e o que não faz bem em um relacionamento amoroso, será distribuído por promotoras da Avon, que também estarão apoiando ativações de beleza.
“Eventos como o Afro Fashion Day, em que há uma forte presença de mulheres - em especial mulheres negras, que são as maiores vítimas de feminicídios no Brasil - são uma ótima oportunidade para levarmos conscientização de qualidade sobre esse tema, que é urgente para a sociedade”, afirma Beatriz Accioly, líder de Políticas Públicas pelo Fim da Violência Contra Mulheres no Instituto Natura.
De acordo com o Índice de Conscientização sobre Violência contra Mulheres, ferramenta recém-lançada pelo Instituto Natura e a Avon, 68% das mulheres que afirmam já terem recebido insultos, ofensas e maus-tratos por sua condição como mulher são negras. Além disso, quatro em cada dez brasileiros (homens e mulheres de todas as etnias) não se recordam de ter visto alguma campanha de conscientização sobre o tema nos últimos 12 meses, o que reforça a necessidade de ampliar o alcance de informações a respeito.
Há 17 anos o Instituto Natura e Avon atuam pelo “Fim da Violência contra as Mulheres” e a Avon oferece a linha de produtos Ofertas do Bem, que reverte 100% do lucro da venda para ações pela causa, assim como pela promoção do cuidado com a saúde das mamas.
"Quando nós unimos marcas que carregam propósito, como a Avon, a eventos como este, ampliamos o alcance de uma causa que salva vidas. Nosso objetivo, por meio destas ações, é conscientizar e incentivar as mulheres a conhecerem seus direitos, ativando toda a sociedade para atuar como uma rede de apoio, acolhimento e sobretudo proteção", afirma Juliana Barros, diretora de Comunicação e Marketing da Avon Brasil.
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GIOVANNA BONFIM DE CASTRO
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