“Marcas que se Importam” mostra propósito e inovação
No palco do Teatro FAAP, líderes mostraram que o novo capitalismo é feito de impacto, ética e regeneração - e não apenas de lucro e performance
TATIANA FERRADOR
03/11/2025 10h36 - Atualizado há 6 dias
Divulgação Ideia Sustentável
O Teatro FAAP foi palco, na última segunda-feira, 27/10, de uma tarde inspiradora durante o Marcas que se Importam, movimento que reúne empresas, instituições e lideranças comprometidas em conectar lucro, propósito e impacto positivo. O encontro, promovido pela Ideia Sustentável, trouxe histórias concretas de transformação empresarial e reforçou que a sustentabilidade é, cada vez mais, um vetor de inovação e vantagem competitiva. Reunindo empresas de diferentes setores, o evento que foi realizado ontem, 28/10, no Teatro Faap, destacou que sustentabilidade é mais do que tendência: é a base de uma nova cultura de negócios responsável e colaborativa. A primeira edição do evento marcou o início de um novo ciclo de ações: o movimento terá continuidade em 2026, com atividades de formação, intercâmbio e ampliação da rede de empresas participantes, consolidando uma comunidade que pratica o cuidado com as pessoas e com o planeta como parte essencial dos negócios. Marcas que inspiram — e transformam Subiram ao palco Miguel Setas (Motiva), Leandro Elias Miguel (Veja), Giovana Meneghel (Nude), Enio Meinen (Sicoob), Rafael Gibini (Melhoramentos), Adriana Hartmann (Mars), Mirela Sandrini (WRI Brasil), Karine Oliveira (Wakanda), Fernanda Caloi (Lala Brasil) e Mara Mourão (roteirista e diretora), entre outros. O evento seguiu o manifesto do movimento — “Olhar é mais do que ver” —, convidando os participantes a enxergar além do mercado e reconhecer o valor de agir de forma ecocêntrica, responsável e colaborativa. Acompanhe alguns destaque do evento: A Motiva apresentou seu programa Escolas Baseadas na Natureza, que levará educação ambiental a 170 mil estudantes. “Transformar a educação é semear o futuro, e por isso queremos que cada criança reconheça o poder da natureza como parte essencial da vida e dos negócios”, afirmou Miguel Setas, CEO da empresa. Leandro, da Veja, contou a história da marca franco-brasileira e mostrou como é possível se construir uma cadeia ética, baseada em algodão orgânico e borracha amazônica, com total transparência. ““Transparência é essencial e mostrar de onde vem o que vestimos é um gesto de respeito e de responsabilidade”. Já Enio Meinen, diretor de Coordenação Sistêmica, Sustentabilidade e Relações Institucionais do Sicoob, que em sua base cooperativista, falou sobre como o Selo Cidadania e Sustentabilidade vem mobilizando cooperativas em torno de práticas ESG.“O cooperativismo é, por natureza, um modelo de impacto positivo, pois sabemos que cuidar das pessoas e da comunidade é o que dá sentido aos resultados”. Giovana Meneguel, da Nude, contou um pouco mais sobre sua política de transparência e rastreabilidade de carbono, informando o impacto de cada produto. “O consumidor quer saber o que está por trás das promessas das marcas e nosso desafio está em transformar toda essa informação sobre cadeia de valor em algo palpável, com uma comunicação clara”. A Melhoramentos apresentou sua trajetória de conservação ambiental e gestão responsável de florestas em seus empresa de 135 anos de existência e enfatizou o propósito de “Fazer crescer para melhorar o amanhã” e lançou um desafio aos presentes, sobre o que cada um poderia fazer, em suas empresas e entidades, para gerar um impacto positivo para as próximas gerações e ainda fazer com que prosperem. “Todos temos responsabilidade com o nosso entorno e precisamos de criatividade, propósito e desenvolvimento de uma cultura sólida para ações efetivas e sustentáveis”, afirmou Rafael Gibini, CEO da empresa. A WRI Brasil, representada por Mirela Sandrini, reforçou o papel da ciência e da inovação em políticas de descarbonização e mobilidade sustentável.
“Transformar exige ciência, escala e colaboração, e o WRI Brasil acredita que inovação é ferramenta de impacto coletivo”. “Não trabalhamos por trimestres, e sim, por gerações”, começou afirmando Adriana Hartmann, CEO da Mars Wrigley para o Brasil, apresentando seu Plano Sustentável em uma Geração, voltado a transformar cadeias globais de suprimentos e garantir prosperidade compartilhada durante o evento. “Trabalhamos baseados em cinco princípios básicos: qualidade, responsabilidade, eficiência, mutualidade e liberdade”, afirmou. “O mundo que queremos começa pela forma sobre como fazemos negócios hoje”, conclui. Fernanda Caloi, da Lala Brasil (Latin American Leadership Academy), explicou como a organização sem fins lucrativos, que forma jovens de 14 a 20 anos em liderança, inovação social, aprendizagem socioemocional e pensamento crítico, atua priorizando talentos de comunidades historicamente marginalizadas, oferecendo programas que combinam acampamentos presenciais e virtuais, mentoria contínua e acompanhamento de projetos de impacto. “Em sete anos, mais de 2.600 jovens foram formados na América Latina, sendo 1.745 no Brasil. Cerca de 70% desses participantes vêm de grupos sub-representados e 37% de famílias de baixa renda, com quase 90% recebendo bolsas integrais ou parciais, garantindo acesso equitativo”, contou. Karine Oliveira, da Wakanda, trouxe descontração e reflexões importantes sobre aproveitar as oportunidades para a construção de uma história diferente e gerar uma verdadeira transformação social. “Eu acredito no poder das conexões reais e no protagonismo individual para construir prosperidade sistêmica e derrubar barreiras sociais e econômicas”, afirmou ao contar como chegou à capa da Forbes Under 30. Coube a Mara Mourão, roteirista e diretora, fechar o evento com relatos emocionantes e uma lição de casa a todos os presentes: qual o papel das empresas, das marcas, e de nós mesmos na mudança do mundo? Ao acreditar no poder de transformação de suas ideias, Mara falou um pouco sobre seus últimos filmes, “Doutores da Alegria”, “Quem se importa?”, e o “Muito além do lucro”, que também virou um livro – que foi autografado numa sessão ao final do evento. “Podemos e precisamos deixar claro que existe vida além do lucro pelo lucro, e que temos que falar primeiramente sobre impacto e, na sequência sobre lucro”, propôs. Compromisso com o impacto O Marcas que se Importam contou com o patrocínio de Acelen, Purcom e Rede Cidadã, empresas que compartilham a visão de um mercado mais responsável e humano. Moa Palmeira, diretor de marketing da Purcom, destacou a força da inovação sustentável na indústria química, mostrando que propósito e tecnologia podem andar juntos. “Acreditamos que o que vem da alma é a química circular, uma força positiva para a sociedade e o planeta”, afirmou. “Para nós, a química circular é uma causa e uma missão, e temos claro que é também o nosso propósito, a alma da Purcom”. A Purcom, que levou o Circo Circular ao Marcas que se importam, explica que optou por trabalhar de forma lúdica nesse tema da cultura circular em suas atividades por uma questão muito óbvia, segundo Palmeira: em sua essência o circo é circular, pois todos se ajudam de forma compartilhada. “O trapezista também vende a pipoca, e quando mais velho, assume outro personagem, como o palhaço, ou seja, tem uma cultura colaborativa”, destacou. “ E também apoia uma causa que já nasceu com a alma do projeto: 40% do resultado do circo vai para apoio a projetos sociais, uma forma que encontrou de também para dar a sua contribuição não só para a circularidade”, finalizou o diretor. Fernando Alves, CEO da Rede Cidadã, lembrou o papel das empresas na geração de oportunidades e inclusão produtiva. “Quando propósito e gestão se unem, criamos impacto real e ampliamos a cidadania corporativa”, afirmou. “Tão importante quanto ter empresas que se importam é ter pessoas que se importam, e certamente falaremos ainda muito sobre isso”, conclui. A Editora Voo, apoiadora do evento, esteve representada por Claudia Kubrusly, que reforçou o papel da comunicação e das narrativas inspiradoras na transformação empresarial. “Histórias que se importam são o ponto de partida para mudar a cultura das organizações, e cada livro que publicamos nasce de um desejo muito forte de despertar a consciência, de inspirar atitudes”, destacou. “Acreditamos no poder de transformação dessas histórias, um caminho possível. que exige coragem, e que é um instrumento, uma ferramenta de transformação social”. Continuidade e legado O Marcas que se Importam não é uma ação isolada, mas um movimento em expansão, que seguirá promovendo formação, articulação e visibilidade para empresas que integram sustentabilidade e impacto à sua essência. “O que vimos no palco foi mais do que histórias inspiradoras, foram evidências de que o Brasil já tem um ecossistema forte de marcas que se importam e que, juntas, podem mudar o rumo do mercado e da sociedade”, afirmou Ricardo Voltolini, CEO da Ideia Sustentável e idealizador do movimento Marcas que se Importam. “Com isso, demos start a um novo ciclo de liderança sustentável no Brasil ao propor uma nova lógica capaz de unir resultado econômico, regeneração ambiental e desenvolvimento social”. Para 2026, segue o compromisso de dar continuidade à agenda, com novas edições, debates e um programa permanente de trocas e conexões entre líderes de impacto. Serão novas histórias de transformação selecionadas, participação ativa na agenda de atividades educacionais e relacionais, com intercâmbio e experiências, pesquisas e comunicação, encontros técnicos e muito mais! Aguardem! Sobre a Ideia Sustentável: Uma empresa boutique, que há quase três décadas atua na oferta de soluções inovadoras para a incorporação dos princípios ESG na gestão e na estratégia dos negócios; e também no desenvolvimento de líderes e colaboradores de empresas interessadas no tema. Fundada em 1999 pelo jornalista e especialista em sustentabilidade empresarial, Ricardo Voltolini, a Ideia Sustentável acompanha diariamente toda a evolução da sustentabilidade empresarial e produz estudos relevantes sobre tendências para todos os segmentos da economia, a fim de ampliar as perspectivas em inteligência e planejamento para ao reconhecimento de empresas em ESG, independentemente do seu porte. Saiba mais em www.ideiasustentavel.com.br. Informações para a imprensa: THRIVE Soluções Empresariais (11) 9 8245-0919 Tatiana Ferrador Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
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FONTE: Ideia Sustentável