No sábado 18/10, parque na zona leste convida crianças a observar aves com instrutores e binóculos profissionais, gratuitamente

Áreas verdes oferecem experiências educativas e marcantes para os pequenos — e ajudam a fortalecer o vínculo com a natureza

AGêNCIA PAUTA SOCIAL
14/10/2025 10h48 - Atualizado há 5 horas

No sábado 18/10, parque na zona leste convida crianças a observar aves com instrutores e binóculos
Divulgação SAVE Brasil
No próximo 18 de outubro, a ONG SAVE Brasil, parceira do Instituto Semeia, promoverá o “Vem Passarinhar Sampa”, uma atividade especial de observação de aves que acontece mensalmente e que, nesta edição, busca incentivar ainda mais a participação das crianças. A ação será realizada a partir das 7h, é gratuita, aberta ao público e acontecerá no Parque Natural Municipal Cabeceiras do Aricanduva, na zona leste de São Paulo. Para participar, basta inscrever-se no formulário que estará disponível no Instagram da SAVE Brasil.

E para oferecer uma experiência completa, a ONG empresta binóculos às crianças, que poderão registrar, junto aos guias, todas as aves avistadas ao longo da atividade.


“A observação de aves pode ser uma porta de entrada poderosa para despertar nas crianças o interesse pela natureza. Ela ensina a olhar com mais cuidado, ouvir com mais atenção e perceber que, mesmo nos centros urbanos, estamos cercados por vida silvestre”, comenta Renata Mendes.

Segundo ela, os parques também exercem um papel fundamental na conservação da biodiversidade brasileira. Muitas dessas áreas protegidas funcionam como verdadeiros refúgios para espécies da fauna e flora — incluindo aves endêmicas, que têm grande importância ecológica, cultural e educativa.

Nesse contexto, atividades como a observação de aves vêm ganhando destaque como ferramenta de educação ambiental e reconexão com a natureza, também entre crianças. A prática, além de lúdica, estimula a atenção, a escuta e o respeito à vida silvestre.


Sobre o Instituto Semeia
O Instituto Semeia é uma organização sem fins lucrativos que atua desde 2011 com a missão de inspirar brasileiros e brasileiras a visitar e se orgulhar dos Parques do Brasil. Acreditamos que o turismo sustentável nos parques cria um ciclo virtuoso, funcionando como instrumento que contribui positivamente para a conservação ambiental, para a transformação social e para o desenvolvimento econômico local e regional, além de ser peça fundamental na formação de uma maior conscientização ambiental da população. Desde 2011, oferecemos suporte técnico a mais de 20 governos estaduais, municipais e governo federal, e contribuímos para a conservação de mais de 6.000 km² em 39 parques no Brasil.

Sobre a SAVE Brasil
A SAVE Brasil é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, que atua na conservação das aves e da biodiversidade no Brasil. Criada em 2004, é a representante da BirdLife International no país, uma aliança global de organizações que compartilham os mesmos objetivos e princípios. A SAVE Brasil desenvolve projetos de conservação e restauração de habitats e espécies, além de atuar em disseminação, educação, políticas públicas e advocacy. Também faz parte de diversas redes de conservação da natureza nacionais e internacionais e trabalha próxima dos governos (nacional, estadual e municipal), apoiando o cumprimento das agendas ambientais.

Para mais informações, acesse:
https://semeia.org.br/ | https://www.instagram.com/institutosemeia/

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
PIETRA NELLI NOBREGA MONTEAGUDO LARAVIA
[email protected]


FONTE: Renata Mendes, diretora executiva do Semeia
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.