Como assinar contratos digitalmente?  Entenda como funciona a D4Sign, plataforma brasileira de assinatura digital e eletrônica

Empresa possui 15 pontos de autenticação de documentos e é pioneira na implementação de Inteligência Artificial para otimizar a leitura e gestão de contratos no Brasil

ASSESSORIA DE IMPRENSA
13/10/2025 13h32 - Atualizado há 13 horas

Como assinar contratos digitalmente?  Entenda como funciona a D4Sign, plataforma brasileira de assinatura
Freepik

 

 

A D4Sign é uma plataforma brasileira de assinatura eletrônica e digital com soluções inteligentes e seguras de armazenamento e gestão de documentos. Pioneira na adoção do PIX, Selfie, NFC e integração de dados com o Governo Federal como métodos de autenticação, processos que confirmam a veracidade e origem de documentos, além da inclusão de Inteligência Artificial aplicada à soluções jurídicas, oferece soluções a partir de planos anuais a partir de R$35,91 mensais.

Além da assinatura digital e eletrônica, que oferece 15 pontos de autenticação,  a empresa ainda dispõe de uma Inteligência Artificial, desenvolvida pela própria empresa, o D4Sign.AI, que visa otimizar o tempo de leituras contratuais por meio de resumos gerados com os principais pontos do documento, e ainda responde a possíveis dúvidas dos signatários em um chat que utiliza a mesma tecnologia.

Com a mesma IA, a D4Sign também aposta no uso de Big Data para otimizar a gestão estratégica contratual, proporcionando mais controle, agilidade e segurança às operações.  

Apesar de parecer uma ferramenta complicada e cheia de etapas, na verdade a assinatura digital é mais simples do que parece e com poucos cliques você pode assinar documentos com validade jurídica e segurança.

O que são contratos digitais?

Os contratos digitais ganham esse nome pois são documentos que todas as suas etapas do ciclo de vida são criadas e mantidas no meio digital. Eles são criados, assinados, armazenados e usados digitalmente, possuindo a mesma validade de um impresso, com muitos outros benefícios atrelados, como a diminuição de custos relacionados a transporte e armazenamento físico, impressão, preservação do meio ambiente e também o tempo destinado à assinatura em si.

Com a assinatura eletrônica e digital, ao invés de coletar assinaturas presenciais em folhas impressas, esse processo é feito online. Com tecnologia de ponta, é possível coletar assinaturas, selos e rubricas sem sair de casa e com garantia de segurança em todo o processo. 

Benefícios dos contratos digitais e assinaturas eletrônicas
Economia de tempo, recursos naturais, transporte e armazenamento físico são apenas alguns exemplos dos diferenciais de um contrato digital, assinado eletronicamente. Existem ainda mais vantagens que tornam esse tipo de documento a melhor escolha para qualquer empresa ou pessoa física, confira:

  • Validade jurídica: a validade de um contrato digital é exatamente a mesma de um documento físico quando assinado em uma plataforma de assinatura digital que garanta os requisitos de autenticidade, integridade e não-repúdio, por meio de criptografia e pontos de autenticação que validam a identidade do signatário. Conforme a medida provisória 2.200-2/1002, que instituiu a ICP-Brasil, e a Lei 14.063/2020 contratos assinados eletronicamente têm validade jurídica desde que assegurem autoria e integridade e sejam aceitos por todas as partes envolvidas. 

 

  • Armazenamento seguro: contratos digitais não podem ser rasgados, extraviados ou sofrer danos com o passar do tempo. Também não estão sujeitos a rasuras ou fraudes, garantindo maior integridade das informações. Para assegurar essa proteção, na D4Sign, todos os documentos ficam armazenados em servidores de nuvem de alta confiabilidade, como o Amazon AWS, referência mundial em segurança e disponibilidade de dados.
  •  
  • Assine de qualquer lugar: De casa, da praia, ou até mesmo da Europa, é só usar seu celular, tablet ou computador, não importa. A assinatura eletrônica pode ser feita em qualquer dispositivo e em qualquer lugar do mundo, desde que você tenha conexão com a internet.
     
  • Agilidade nos processos: em poucos minutos as assinaturas são realizadas e você pode prosseguir com outras prioridades.

Passo a passo de como enviar um contrato para assinatura

Agora que você conheceu um pouco mais sobre os benefícios do contrato digital e da assinatura eletrônica, veja a seguir o passo a passo de como usar esse recurso em seu cotidiano.

1 – Escolha uma plataforma de confiança

O primeiro passo é o mais importante, já que ele colocará diversas questões à tona, como a segurança, qualidade, suporte, ferramentas extras e a consolidação no mercado. A D4Sign, por exemplo, é a maior plataforma de assinatura eletrônica e digital do Brasil, além de ser a primeira que possui 15 pontos de autenticação de documentos e integração ao banco de dados do gov.br.

2 – Envie o documento ou crie a partir de um template

Após definir a plataforma que você usará para assinar o contrato digital, chegou o momento de fazer o upload dele. Caso você não tenha um pronto, pode criar a partir de um template ou de cláusulas salvas previamente. Nessa etapa, você vai adicionar o logo da empresa, dados cadastrais, informações essenciais, e desenvolver sua lista de signatários. É muito importante ter em mente os dados necessários para que o documento fique completo, já que após a assinatura das partes, ele não pode ser desfeito.

3 – Escolha o tipo de assinatura que faz mais sentido 

Em primeiro lugar, a assinatura eletrônica pode ser separada em três níveis: simples, avançada e qualificada, indicadas para determinadas situações. A assinatura qualificada, por exemplo, só pode ser feita por quem possui um certificado digital emitido pelo ICP-Brasil, indicado para documentos relacionados a órgãos públicos. Já a simples pode ser usada para confirmação de agendamentos, enquanto a avançada é ideal para contratação de serviços que possuem dados mais robustos.

 

Ao definir os signatários, defina o tipo de assinatura eletrônica que será usada e os meios de autenticação - a D4Sign oferece 15, entre eles o PIX, selfie e o NFC - para que eles provem a identidade ao assinar. Após esse processo, você vai enviar o documento para assinatura, que chegará no e-mail dos assinantes.

4 – Analise o documento e assine

Por último, este é o momento de finalizar o documento com todas as assinaturas, inclusive a sua. Antes de assinar, leia atentamente o documento, veja se existe alguma incongruência e só depois de ter certeza, assine.
 

Depois de finalizar o documento, todos os envolvidos recebem um aviso de documento assinado e podem fazer o download do certificado de assinatura. O documento fica armazenado no cofre em nuvem e pode ser acessado pela plataforma a qualquer momento. Agora que você aprendeu a como assinar contrato digital, aproveite para usar a maior plataforma de assinatura eletrônica e digital do Brasil: a D4Sign!

Faça seu teste grátis de 30 dias, que te dá direito a cinco envios e diversas funcionalidades. 

Sobre a D4Sign by Zucchetti 

 

A D4Sign é uma plataforma brasileira de assinatura eletrônica e digital com soluções inteligentes e seguras de armazenamento e gestão de documentos. Única do segmento com integração de dados com o Governo Federal,  pioneira na adoção do PIX e NFC como métodos de autenticação.

 

A empresa foi a primeira em seu mercado nacional de atuação a lançar o uso de uma Inteligência Artificial aplicada aos negócios, com o D4Sign.AI, que visa otimizar em até 70% o tempo de leituras contratuais por meio de resumos criados com os principais pontos do documento. Além disso, ainda responde a possíveis dúvidas dos signatários em um chat que utiliza a mesma tecnologia. A D4Sign também aposta no uso de Big Data para otimizar os fluxos de assinatura, auxiliando a gestão contratual e proporcionando mais controle, agilidade e segurança às operações. 

 

A partir de setembro de 2024, a D4Sign passa a fazer parte do ecossistema Zucchetti, sendo a maior aquisição da empresa italiana no Brasil. Atualmente, mais de 500 mil empresas contam com a praticidade, validade jurídica e segurança que a D4Sign oferece, mas projeta expandir ainda mais sua presença no mercado internacional com a nova parceira de negócios.


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
DAVI DE SÁ VIEIRA DE GOUVEIA LANÇAS
[email protected]


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.