IA, Nuvem e ESG: a tríade que está revolucionando a automação empresarial

Especialista explica como sistemas integrados ampliam segurança eletrônica, permitem gestão remota e contribuem para metas de sustentabilidade corporativa

Ana Paula Britto.
15/10/2025 08h12 - Atualizado há 3 horas

IA, Nuvem e ESG: a tríade que está revolucionando a automação empresarial
Créditos Freepik
A automação integrada deixou de ser “coisa do futuro” e se tornou um pilar estratégico de negócios. Mais do que ligar e desligar luzes, empresas estão conectando segurança eletrônica, eficiência energética e gestão em nuvem em um único ecossistema, com redução de custos, operatividade em tempo real e proteção de pessoas e patrimônios. “Sistemas de iluminação e climatização inteligentes, somados a CFTV com IA e alarmes preditivos, reduzem desperdícios, elevam a confiabilidade das operações e aumentam a percepção de segurança em ambientes corporativos e residenciais”, afirma Luciano Nascimento, coordenador de Segurança Eletrônica da Brasfort.

Não por acaso, o mercado de residências e empresas inteligentes segue em forte expansão, com projeções de crescimento acelerado e adoção recorde de dispositivos conectados no país. Ao mesmo tempo, práticas ESG ganham força ao comprovar que segurança, eficiência e transparência podem andar juntas.

Segurança integrada e práticas ESG

 
A automação e a gestão remota promovem a sustentabilidade ambiental ao reduzir o consumo de energia e as emissões de carbono. relação ao aspecto social, ambientes monitorados e controlados garantem maior segurança, elevando o bem-estar de colaboradores, moradores e visitantes. Já em se tratando da governança, a geração automática de logs, trilhas de auditoria e relatórios em nuvem amplia a transparência e assegura a conformidade.

“A eficiência do projeto está na integração de sistemas como CFTV, alarmes, controle de acesso e eficiência energética em uma única plataforma. É essa sinergia que entrega resultado em campo", explica Nascimento.

Outros benefícios

Os sistemas integrados também oferecem benefícios financeiros significativos. Eles proporcionam uma economia de energia entre 20% e 35% nas áreas comuns, resultado da implementação de sensores de presença e cenários de iluminação automatizados, que garantem que a luz esteja acesa apenas quando e onde for necessário. A solução proporciona menos perdas e furtos por meio de uma dissuasão ativa e da geração de evidências qualificadas, inibindo ações maliciosas e facilitando a identificação de incidentes.

Essa maior segurança e controle direcionam vantagens econômicas adicionais, como a possibilidade de obter prêmios de seguro mais competitivos, já que as seguradoras reconhecem a mitigação de riscos e a comprovação de controles avançados. Paralelamente, há uma valorização do imóvel ou ativo, atribuída pela modernidade, pelo aumento da segurança e pela comprovação de sua eficiência operacional.

Esses ganhos se consolidam em um retorno sobre o investimento (ROI) atraente, que costuma ser alcançado em um período que gira em torno de 24 a 36 meses. O retorno é calculado com base na soma das economias de energia, na redução de custos com manutenção preditiva e na diminuição de despesas relacionadas a incidentes de segurança.

Da vigilância proativa à segurança inteligente

A Inteligência Artificial (IA) está redefinindo a proteção de ambientes corporativos, hospitalares e empresariais. As câmeras deixaram de apenas gravar para se tornarem aliadas ativas na detecção de riscos em tempo real, identificando padrões e comportamentos fora do normal. Com isso, as equipes reduzem falsos alarmes e agilizam a resposta.

Através do monitoramento em nuvem, a vigilância ganha mobilidade, uma vez que gestores visualizam câmeras, acionam protocolos, liberam ou bloqueiam acessos e acompanham rondas físicas pelo celular ou computador. A integração cria rotinas mais seguras, organizadas e rápidas, especialmente em contextos sensíveis, como hospitais e escolas.

Já o vídeo inteligente e as rondas presenciais ajudam a identificar falhas estruturais, áreas sem manutenção e riscos operacionais, permitindo ação preventiva e melhoria contínua do ambiente.
“Combinamos tecnologia e presença humana para uma vigilância mais efetiva. Com camadas de cibersegurança, protegemos dados e perímetro físico. O resultado é uma resposta mais rápida, menos ruído operacional e um painel único para decisões assertivas”, complementa Nascimento.

Segurança que vai além do risco

 
Entretanto, a tecnologia em segurança não se limita à vigilância patrimonial. Em condomínios, empresas e hospitais, o monitoramento inteligente, aliado às rondas presenciais, aponta falhas estruturais e sustenta planos de gestão de risco e qualidade, resultando em ambientes organizados, processos auditáveis e respostas mais rápidas em situações críticas.

“Segurança inteligente não é só evitar invasões ou furtos. A mesma tecnologia mapeia riscos, registra ocorrências e orienta melhorias que impactam o dia a dia de moradores, colaboradores e pacientes. É essa visão integrada que buscamos consolidar”, conclui Luciano Nascimento.
 
Saiba mais sobre a Brasfort

A Brasfort é um grupo brasileiro com atuação em facilities, segurança, segurança eletrônica, manutenção e demais serviços especializados, integrando tecnologia e processos para elevar a eficiência operacional, proteção de pessoas e patrimônios e transparência na gestão. Com presença multissetorial, a empresa está alinhada com as práticas ESG e entrega de resultados mensuráveis. Foi fundada em 1987, em Brasília, e conta com uma cartela extensa de clientes, seja na iniciativa pública ou privada. Emprega 7 mil funcionários no Distrito Federal e em outras Unidades da Federação, além de ser pioneira em seu segmento, ao implementar, em 2014, um programa de política de integridade, que estabelece princípios, diretrizes e funções de compliance em todos os níveis. Acesse o site e o perfil da Brasfort no Instagram @brasfortoficial.

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
PAULA DE ANDRADE BRITTO
[email protected]


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.