Festival Instiga provoca o público a ouvir música instrumental fora dos clichês

O Festival Instiga nasce com a proposta de provocar e despertar no público um novo olhar para a música instrumental, indo além dos tributos e dos clássicos já consagrados.

GRACIELA BINAGHI
14/10/2025 17h49 - Atualizado há 2 horas

Festival Instiga provoca o público a ouvir música instrumental fora dos clichês
Luiz Bueno & Tric J Azz_Rok – Foto Gal Oppido
Em sua primeira edição, o evento reúne três formações que exploram linguagens próprias e sonoridades sem rótulos: a Tric J Azz_Rok, liderada por Luiz Bueno (do Duofel), que mescla jazz, rock e improviso; o Ricardo Vignini Trio, em que o violeiro da dupla Moda de Rock e fundador da banda Matuto Moderno se une a Ricardo Berti (bateria) e Renan Dias (baixo) para apresentar um diálogo original entre a viola caipira e a música contemporânea; e o Ippon, projeto de Rainer T. Pappon, músico que por mais de três décadas interpretou a obra de Frank Zappa e agora leva ao palco uma criação autoral ousada e cheia de liberdade sonora.

O espaço escolhido para essa experiência é o Red Star Studios, em Pinheiros, que conta com tratamento acústico ideal para que a música seja vivenciada em toda sua potência. Além disso, o local oferece um agradável bar no ambiente externo, proporcionando momentos de encontro e convivência entre artistas e público.


Outro diferencial é o horário: o festival acontece em 19 de outubro, domingo, às 17h, com início pontual, para que a experiência seja plena, sem o desgaste da madrugada.

O Festival Instiga é, acima de tudo, um convite à descoberta e ao prazer de se deixar surpreender pela música instrumental em sua forma mais livre.

Luiz Bueno (Duofel), Ricardo Vignini (Moda de Rock) e Rainer T. Pappon levam ao palco experimentações sem fronteiras.

Festival aposta em artistas autorais e sonoridades instigantes para além dos clássicos e tributos.

Música instrumental em sua forma mais livre ocupa o Red Star Studios em um domingo de descobertas.






Festival Instiga
Tric J Azz_Rok 
Ricardo Vignini Trio 
Ippon 
Red Star Studios

Rua Teodoro Sampaio, 512 Pinheiros - São Paulo, SP (400 m da Estação Clinicas do Metrô, e 700 m da Estação Oscar Freire do Metrô)
Domingo, 19 de outubro de 2025
Horário: Das 17h às 21h45
Ingressos: 
R$ 60,00 Inteira *
R$ 30,00 Meia
Vendas OnLine: Sympla (https://www.sympla.com.br/evento/festival-instiga/3099310)

*O Festival Instiga não conta com nenhum apoio ou patrocínio, é sugerido ao público se possível, adquira o ingresso com o valor integral mesmo contando com o direito a meia entrada.    



LUIZ BUENO & TRIC J AZZ_ROK 
Luiz Bueno, conta com mais de 40 anos de carreira e foi integrante do Duofel, uma das mais longevas duplas de música instrumental.
Realizou inúmero shows durante sua trajetória, entre eles: Uma série de shows pelo Brasil com Hermeto Pascoal, que se transformou em uma intensa parceria. Apresentou-se com a Orquestra Sinfônica da USP no Auditório Ibirapuera; VIII Free Jazz no Rio de Janeiro e São Paulo; participou de turnê na Europa e Estados Unidos junto com o percussionista indiano Badal Roy; 35ª Montreux Jazz Festival na Suíça; recebendo prêmios importantes como Sharp e o Visa MPB.
Luiz Bueno, também foi eleito pela revista Rolling Stone Brasil como um dos Mestres Brasileiros da Guitarra e do Violão em 2012. 
Com toda sua genialidade Luiz Bueno apresenta uma nova proposta musical com seu grupo, TRIC J AZZ_ROK, que promete surpreender os fãs da música universal, numa combinação única de jazz, rock e influências brasileiras, o
grupo promete levar o público a uma jornada musical emocionante e inovadora.
Com uma carreira consolidada e reconhecida internacionalmente, Luiz Bueno traz toda a sua expertise e talento para esse novo projeto.
Formado pelos músicos, Geovanna Regazi nos teclados, Xantilee Jesus no baixo elétrico e Caito Marcondes na bateria e Luiz Bueno na guitarra elétrica, seu primeiro instrumento desde os 14 anos de idade, o Grupo TRIC J AZZ_ROK cria uma sonoridade única, envolvente e atual.


IPPON
É um quarteto de rock pop instrumental, com as guitarras de Rainer T. Pappon e Rafael Miranda, Renato Muniz no baixo e bateria de Carlos Camasi. 
Com a ideia é pegar o espírito da Surf Music e misturá-la com elementos que vieram depois, como do hard, punk, post punk e new wave. Com as influências de King Crimson, Killing Joke, Thin Lizzy, Zappa, New Model Army e outros.
Seu idealizador é Rainer T. Pappon, guitarrista que tocou as músicas de Frank Zappa por mais de 30 anos e foi eleito um dos 70 melhores guitarristas brasileiros pela revista Rolling Stone brasileira, em 2012.


RICARDO VIGNINI TRIO
Violeiro, produtor e desbravador sonoro, Ricardo Vignini é considerado um dos nomes mais criativos da música instrumental brasileira contemporânea.
Ao longo de quase três décadas de carreira, vem redefinindo o papel da viola caipira dentro e fora do Brasil, colocando o instrumento em diálogo com os mais variados gêneros musicais, testando os limites e possibilidades do instrumento de um jeito que vai além do usual.
No início do segundo semestre deste ano, Vignini lançou “Cristalino”, seu oitavo álbum solo e o 27º de sua discografia (que inclui trabalhos em grupo, colaborações e projetos paralelos). O novo disco reafirma seu espírito inquieto e experimental, tendo como fio condutor a viola eletrodinâmica, instrumento híbrido que funde a viola tradicional à sonoridade da guitarra elétrica — símbolo da liberdade criativa que o artista imprime em suas obras. 
Vignini se apresenta no Festival Instiga com Ricardo Berti na bateria e Renan Dias no baixo 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
GRACIELA ALICIA BINAGHI
[email protected]


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.