Concerto didático com duo de bandolins tem entrada gratuita no CEU Vila do Sol

ELIANE VERBENA / VERBENA ASSESSORIA
14/10/2025 17h06 - Atualizado há 6 horas

Concerto didático com duo de bandolins tem entrada gratuita no CEU Vila do Sol
Banduo (Rafael e Maik) - foto de Rebeca Figueiredo
No dia 17 de outubro de 2025, sexta-feira, o CEU Vila do Sol (polo do Projeto Guri, na Zona Sul de São Paulo) recebe o concerto didático Banduo - O bandolim e suas texturas, às 14h, com entrada gratuita. O Banduo é um projeto dos bandolinistas Rafael Esteves e Maik Oliveira no qual exploram as possibilidades sonoras do bandolim, tendo nesta apresentação a participação do músico convidado Victor Guedes no violão tenor. A atividade conta com intérprete de Libras, espaços reservados e mediação para o acolhimento de pessoas com deficiência, mobilidade reduzida e idosos.

O projeto Banduo - O bandolim e suas texturas inclui o lançamento de um álbum instrumental inédito nas plataformas digitais, previsto para o início de 2026, com direção musical de Alisson Amador. Nesse dueto, o virtuosismo de Rafael Esteves e Maik Oliveira é aplicado às possibilidades do bandolim, mesclando influências do choro e da música barroca (com destaque para J.S. Bach) em busca de sonoridades inovadoras e potentes. O repertório reúne composições autorais e arranjos do próprio duo, somados à contribuições de quatro arranjadores convidados: Alisson Amador, Milton de Mori, Marcílio Lopes e Edmilson Capelupi.


Além da gravação do álbum, o Banduo realiza uma circulação com sete apresentações: dois concertos didáticos e cinco shows. Os concertos didáticos, realizados em polos do Projeto Guri, têm o objetivo de compartilhar com os alunos o processo criativo, a preparação do disco, a criação dos arranjos e a construção do repertório, além de falar um pouco sobre o bandolim e sua história. Já os shows se dividem em duas etapas. A primeira conecta-se diretamente ao momento da gravação, prevista para dezembro, levando ao público uma experiência de “pré-lançamento”, uma audição da obra ainda inédita nas plataformas. A segunda, refere-se os shows de lançamento propriamente ditos, em 2026, concluindo a circulação.

O bandolim - instrumento emblemático da música brasileira, ligado a nomes como Jacob do Bandolim, Luperce Miranda, Isaías Bueno e Déo Rian - ganha um novo olhar nesse projeto pelo diálogo com o choro e a música de concerto, ampliado com uma abordagem contemporânea capaz de atrair tanto novas gerações quanto ouvintes tradicionais.

O Banduo - O bandolim e suas texturas é um projeto realizado com recursos do edital PNAB 24/2024 de Gravação e Lançamento de Álbum Musical Inéditos, com apoio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB); do Programa de Ação Cultural - ProAC, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo; e do Ministério da Cultura e do Governo Federal.

Maik Oliveira é bandolinista com mais de 20 anos de trajetória. Tocou com nomes como Inezita Barroso, Paulinho da Viola, Elton Medeiros, Nilze Carvalho, Eduardo Gudin, Sérgio Reis e Rolando Boldrin. Foi aluno de Jane do Bandolim, Edmilson Capelupi, Silvia Góes e Luizinho 7 Cordas. Atualmente tem seu trabalho solo Maik Oliveira e Regional e integra os grupos de Marina de la Riva e Paula Sanches. Rafael Esteves é bandolinista, educador, compositor e arranjador. Venceu o Festival Jorge Assad com o Quarteto Pizindim, com o qual se apresenta em unidades do Sesc e outros circuitos culturais. Como solista, já atuou com a OCAM-USP e com grandes nomes da música brasileira como Dona Ivone Lara, Monarco, Almir Guineto e Péricles.

Concerto didático: Banduo - O bandolim e suas texturas
Dia 17 de outubro de 2025 – sexta-feira, às 14h
Entrada gratuita. Classificação: Livre. Duração: 60 minutos.
Acessibilidade: intérprete de Libras, espaços reservados e mediação para o acolhimento de pessoas com deficiência, mobilidade reduzida e idosos.
CEU Vila do Sol - Polo Projeto Guri (Teatro)
Av. dos Funcionários Públicos, 369 - Vila do Sol. São Paulo/SP. CEP: 04962-000.

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ELIANE DE FATIMA GARCIA VERBENA E OLIVEIRA
[email protected]


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.